Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Villas Boas investe US$ 600 mil em RIS-PACS

Publicidade

O aumento de produtividade, gerado pelos equipamentos médicos, fez com que a Clínica Villas Boas, em Brasília, investisse US$ 600 mil na solução RIS-PACS. Agregar informações e o histórico dos pacientes era o novo conceito que a unidade buscava. “Em 2005, sentimos a necessidade de adquirir novos métodos de exames que pudessem beneficiar nossos radiologistas, e ter uma gestão informatizada faria toda a diferença”, comenta o gerente de TI da Villas Boas, Marcello Stracquadanio.
Durante três anos a clínica estudou o modelo internacional de negócios e, em 2008, a unidade escolheu a GE Healthcare para ser responsável pela implantação do RIS-PACS, que ocorreu de forma gradativa. “A instalação do hardware levou uma semana e a configuração dos sistemas aconteceu em cerca de 15 dias. A única dificuldade foi a integração com o sistema de faturamento que aconteceu ao longo de 3 meses”, salienta.
O executivo de TI da GE Healthcare, Robson Miguel, concorda que a dificuldade foi a complexidade de fazer a migração de um sistema e de retreinar os profissionais. Para Miguel, fazer a gestão e gerenciamento de toda a radiologia da Clínica Villas Boas foi um processo interessante. “Eles tinham uma solução antes que não atendia a grande maioria das necessidades da clínica”, explica.
A solução RIS, de acordo com Stracquadanio, não é um sistema que vai gerar recursos diretos para a clínica, mas é um instrumento importante para fotografar a situação atual, ter controle de pacientes que entram na unidade, ter comunicação de histórico destes pacientes e condição de agregar exames de um outro centro, além de incorporar mais informações para os médicos. “Nosso objetivo se estende a um melhor desempenho no fluxo de trabalho e uma melhor organização das agendas de exames, recepção, atendimento dentro da clinica e entrega do resultado. Consequentemente, estas melhorias refletem em beneficio para o paciente”, conclui.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta