Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Vicente Falconi e o Verdadeiro Poder: Por quê os líderes são fundamentais?

Publicidade

De acordo com Vicente Falconi, em seu livro “O Verdadeiro Poder”, três fatores são fundamentais para a obtenção de resultados: Liderança, Conhecimento Técnico e Método.

LIDERANÇA

A liderança é o fator mais importante numa organização. Sem esta não acontece nada. De acordo com Falconi, liderar é bater metas consistentemente, com o time fazendo certo. Um bom líder deve conseguir resultados por meio das pessoas, logo o líder deve investir um tempo substancial no desenvolvimento do seu time.

O QUE UM LÍDER DEVE IMPLEMENTAR?

  1. Criar um sistema que atribua  a todos metas que sejam críveis e desafiadoras Empreendedorismo na Saúde, Faça o Download do eBook gratuito
  2. Promover o Domínio do Método pela equipe com crescimento constante nas técnicas e recursos de análise
  3. Promover a aquisição de recurso técnico pela equipe
  4. Garantir o estabelecimento e melhoria continua de um Sistema de Recrutamento e Seleção. Selecionar pessoas excepcionais e garantir a estes um crescimento mais rápido.
  5. Participar das várias formas de Treinamento de sua equipe exercendo a função de professor em alguns casos. Reconhecer que as pessoas tem a necessidade de aprender continuamente.
  6. Inspire as pessoas. “Sonhe grande, promova o sonho e inspire as pessoas.”
  7. Promova a meritocracia. Promova uma avaliação de desempenho de seu time dando feedback no mínimo uma vez por ano.
  8. Cuide da cultura da organização, trabalhando valores que garantirão o seu futuro. Este valores devem estar incluídos na avaliação de desempenho.
  9. Promova a cultura de tomar decisões com bases em fatos e dados. Incentive a prática da análise e da síntese como elemento principal do planejamento e fundamental no processo de aprendizado. Exija a apresentação das análises em suas reuniões.
  10. Promova uma cultura de “enfrentamento de fatos”que valoriza a verdade e não tem medo de ver os fatos como são.

ARTIGO: Onde está o verdadeiro poder – Vicente Falconi?

DESTAQUE

“Promova uma cultura onde se valoriza a busca de fatos e dados para analisar eventos e não somente opinião e intuição.” Vicente Falconi

PAPEL DO LÍDER

O líder é o único agente de mudanças na organização, a implantação e a mudança são indelegáveis. E esta mudança vem pela capacitação dos liderados, papel essencial do líder.

IMPORTÂNCIA DA CULTURA E DO AMOR À ATIVIDADE

Os fatores culturais desejados devem ser continuamente discutidos e valorizados. Muitas organizações de sucesso apresentam o “espírito de excelência”, ou seja, a atitude de querer fazer o melhor do mundo, em tudo o que faz. Muitas pessoas que não gostam do que fazem tem a atitude de se livrar da tarefa o mais rapidamente possível. Amar o que se faz é uma necessidade suprema do ser humano, de acordo com Maslow.

ARTIGO: 6 motivos pelos quais introvertidos e comediantes se tornam grande líderes

São necessários 5 a 7 anos para que se tenha um bom sistema de recursos humanos, em que a liderança carismática perde a importância e a empresa passa a ter uma liderança institucionalizada. Da mesma maneira, a qualidade total demora cinco anos para ser absorvida por uma organização e de acordo com um consultor japônes:

“SÃO CINCO ANOS PORQUE AS PESSOAS LEVAM CINCO ANOS PARA MUDAR !!!

CONHECIMENTO TÉCNICO

Toda organização deve zelar para que seja atualizada em conhecimento técnico em nível global. É boa prática trazer, como consultores temporários, os melhores técnicos do mundo para trabalharem junto com o time da empresa na solução de seus problemas.

MÉTODO

A origem da palavra método é a soma das palavras gregas Meta e Hodós. Meta significa resultado a ser atingido e Hodós caminho, logo método é o caminho para o resultado. A busca pela verdade contida nas informações organizacionais é o que fornece a orientação necessária para a boa tomada de decisão. Tomar decisões baseado em opiniões é algo caro e muitas vezes desastroso.

ARTIGO: Pessoas: Um fator crítico para o sucesso da Saúde Digital

Elevar continuamente o nível de conhecimento das pessoas permite a organização atingir resultados cada vez melhores.

O método prove uma maneira organizada e racional para a participação dos colaboradores nas empresas, adicionando inteligência à atividade gerencial.

FORMAÇÃO DE PESSOAS

A empresa deve montar uma fábrica de líderes para que possa crescer segura de que terá os valores de que necessita a cada expansão. Na formação da InBev, 100 executivos da AmBev optaram por serem transferidos para a InBev e isto foi possível porque desde 1990 já se trabalhava na montagem da fábrica de líderes e havia mais de 100 substitutos disponíveis para promoção.

Para os bons técnicos deve ser provida uma carreira de prestígio e bem remunerada, mas não necessariamente de chefia.

Fonte: O Verdadeiro Poder, Vicente Falconi, 2009, Ed. INDG

Como está a liderança na sua organização de saúde?!

[icon size=”small” name=”e-mail”] Receba matérias como essa em seu email, é grátis!

[mc4wp_form]

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta