Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Verba da seguridade social pode financiar saúde pública

Publicidade

Durante a abertura do Simpósio “Caminhos para o Financiamento e acesso à Saúde”, ocorrido em 7 de junho e promovido pela Interfarma, o Secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, sugeriu em seu discurso de abertura do evento que os pré-candidatos á presidência da república colocassem em suas plataformas de campanha estratégias para a destinação de mais recursos para a área de saúde do País.
O Secretário afirmou em seu discurso que a Constituição brasileira prevê a destinação de parte dos recursos da seguridade social para o financiamento da saúde pública. Este valor equivale a cerca de um terço do orçamento da previdência, o que em valores significa R$130 bilhões, mais que o dobro do orçamento aplicado este ano na saúde brasileira. Guimarães completou seu discurso dizendo que mesmo existindo este mecanismo constitucional os recursos não são destinados à saúde.
Além da sugestão aos pré-candidatos o Secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde falou sobre as 50 mil ações com pedidos de medicamentos ao Sistema Único de Saúde (SUS), que hoje tramitam no judiciário. Para ele, esta intervenção do judiciário é uma consequência da falta de regulamentação do Ministério da Saúde (MS).
 
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta