Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Varicocele e infertilidade masculina

Publicidade

A varicocele é causa comum da infertilidade masculina, caracterizada por uma dilatação anormal das veias testiculares, principalmente após esforço físico, causada por uma inversão no sentido do sangue nestas veias. Ao invés de subir, ele desce de volta ao testículo. Esse acúmulo de sangue pode dificultar o retorno venoso e aumentar a temperatura local, o que causa uma piora na qualidade do sêmen, gerando uma diminuição na qualidade e na capacidade de fertilização do óvulo.

A doença não provoca distúrbios da potência sexual. Geralmente congênita, ela aparece na maior parte das vezes na adolescência e costuma ocorrer mais do lado esquerdo do escroto. O próprio paciente ou seu médico podem notar a dilatação das veias no saco escrotal, através da palpação. Ultra-sonografia, ecografia testicular e cintilografia dos testículos são exames de imagem que auxiliam no diagnóstico.

O tratamento da varicocele é cirúrgico, quando é realizada a ligadura das veias dilatadas, interrompendo o refluxo de sangue aos testículos. O controle é feito após três, seis e até nove meses depois da cirurgia, respeitando o tempo de produção das ‘novas safras’ de espermatozóides. Em média, o tratamento causa melhora do sêmen em até 60% dos pacientes e gravidez em até 40% dos casais.

Por Rodrigo Lessi Pagani, professor do Curso de Pós-Graduação em Infertilidade Humana do ICS, Instituto de Ciências da Saúde.

http://www.ics.med.br

http://forumicsdefertilidade.blogspot.com

atendimento@ics.med.br

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta