Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Validação de diplomas de medicina cubanos volta a ser discutida

Publicidade

A discussão sobre a validação de diplomas cubanos de medicina no Brasil será retomada. O tema será tratado durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à ilha na próxima semana.
A intenção do governo é encontrar uma solução que não permita a abertura de nenhuma exceção e para que todos os diplomas sejam validados.
Segundo dados do governo, cerca de 150 brasileiros já passaram pela Escola Latino-Americana de Ciências Médicas e outros mil serão formados até 2010.
Em 2003, depois de assinar um protocolo de intenção com o presidente de Cuba, Fidel Castro, em Havana, o presidente Lula criou uma comissão interministerial para discutir o tema. Em 2007, a comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou a validação automática dos diplomas. A proposta precisa agora ser apreciada por outras comissões e pelo plenário da casa para depois ser encaminhada ao Senado.
Além da validação dos diplomas, Lula também assinará acordos bilaterais de Brasil e Cuba para a fabricação de vacinas, remédios e programas de aleitamento materno. O governo brasileiro deverá facilitar o financiamento para a área de medicamentos.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta