Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

USP inaugura Centro de Tecnologia em Telemedicina

Publicidade

O Instituto Central do Hospital das Clínicas/FMUSP inaugura o Centro de Tecnologia Integrada em Telemedicina – CETEC , que está sob a coordenação da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP. O CETEC/ICHC possui equipamentos que permitem a conexão, por videoconferência e internet, com qualquer região do país ou mesmo do exterior. Assim, os médicos e profissionais de saúde do complexo HC podem desenvolver ações de teleducação e teleassistência (cursos de capacitação e educação continuada, interconsultas médicas, transmissão de cirurgias, discussão de casos clínicos, entre outras).
A inauguração do CETEC/ICHC intensifica a atuação de todo o Hospital das Clínicas na Estação Digital Médica – rede que emprega a telemedicina para facilitar a comunicação entre médicos, pesquisadores, estudantes e pacientes. O objetivo é promover saúde, qualidade de vida e a conseqüente melhoria do sistema de saúde brasileiro.
Com o CETEC, o ICHC poderá dar suporte às instituições conectadas, evitando deslocamentos físicos desnecessários. E também proporcionar capacitação adequada aos profissionais, gerando economia aos hospitais e serviços de saúde. O novo centro também coloca à disposição dos especialistas do HC um moderno consultório para exame clínico dos pacientes, com equipamentos que permitem a documentação e envio de imagens para outros estabelecimentos de saúde.
Além disso, permite a ampla utilização dos sistemas de educação e assistência baseados em tecnologia desenvolvidos pela Disciplina de Telemedicina/FMUSP, como o Cyberambulatório, Cybertutor e Projeto Homem Virtual. O CETEC/ICHC faz parte do recém-inaugurado Centro de Ensino Profº Dr. Berilo Langer , localizado no quinto andar do ICHC. Este centro possui seis salas de aula, três delas flexíveis, podendo tornar-se um anfiteatro para eventos maiores.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta