Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Unimed Blumenau implementa solução de TI

Publicidade

Há dois anos a Unimed Blumenau lançou o programa Prevenção ao Câncer de Mama, focado em aumentar a cobertura de mamografias nas mulheres entre 40 e 75 anos. Para agilizar o atendimento, a cooperativa adquiriu o HB.Prever, da HB.SIS. A solução deve melhorar o acompanhamento do histórico de saúde dos beneficiários, fatores de risco e atividades desenvolvidas. “A ferramenta é fruto de uma parceria que prevê todo o investimento de TI por parte da HB, enquanto a cooperativa fica responsável pelo trabalho da equipe técnica”, conta o gerente de Atenção à Saúde da Unimed Blumenau, Fernando Eskelsen do Nascimento.
Considerado um software comercial, a solução foi desenvolvida para ser utilizada em todos os programas de prevenção da cooperativa médica. O projeto Prevenção ao Câncer de Mama foi escolhido para estrear a ferramenta por ser considerado um programa sólido. O principal benefício foi a economia de tempo gerada pelo sistema. “Tínhamos muitas planilhas e muitos dados desconectados. Aumentamos a produtividade e melhoramos os processos. Agora, temos qualidade e segurança nas informações”, destaca Nascimento. Segundo ele, a equipe ganhou mais tempo para contatar as beneficiárias e agendar os exames – cerca de 18 mil mulheres em monitoramento.
Além da economia de tempo, a Unimed Blumenau registrou economia financeira, já que em casos avançados, o tratamento de câncer de mama custa em média R$ 100 mil para as operadoras de saúde.
O próximo passo é utilizar o sistema no programa de Gerenciamento de Saúde, voltado para pacientes com condições crônicas, como diabetes, hipertensão e obesidade. “Vamos partir de um programa mais simples para um programa complexo, onde a ferramenta será muito mais utilizada”, explica. A meta é que a migração seja concluída ainda em 2009.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta