🚀 HIS18 Já conferiu os primeiros palestrantes do HIS? Já são mais de 20! CLIQUE AQUI

Unimed-BH tem app de guia médico

Publicidade

Ainda parece um pouco exagerado afirmar que as tecnologias digitais vão matar o papel. Afinal, atire a primeira pedra quem não tem escondido em alguma gaveta um livrinho com a rede credenciada do plano de saúde. Mas, se depender da Unimed-BH, esses objetos devem se tornar, muito em breve, obsoletos.

Desde 2012 a empresa disponibiliza o Guia Médico Unimed-BH, aplicativo móvel para os sistemas iOS, da Apple, e Android, do Google, cujo principal objetivo é dar acesso à toda rede credenciada sem que o usuário seja obrigado a consumir dados móveis. Uma vez feito o download, é possível acessar todas as informações.

O guia contém os contatos de toda a rede de médicos, prestadores, laboratórios e clínicas da rede própria e
credenciada da Unimed-BH. A consulta, personalizada, permite escolher o nome e a especialidade do médico, cidade, bairro e urgência, além de outros serviços, como Alô Saúde, Atenção Domiciliar, Unibaby e Unidisk.
“Identificamos a necessidade de disponibilizar, de forma fácil, rápida e eficiente, informações sobre toda a rede de médicos e prestadores credenciados, além da rede própria da Unimed-BH e dos serviços oferecidos”, conta o diretor-presidente da cooperativa mineira, Samuel Flam. “Por isso criamos o aplicativo para smartphones e tablets.”
LEIA MAIS:

Desenvolvido durante 10 meses em parceria com as empresas Mobian e Framework System, o Guia Médico é, além de um repositório de informações, um software totalmente integrado ao Agendamento Online de Consultas. O sistema com funções de marcação de horários online, disponível desde 2010 via browser, dá acesso em tempo real aos horários disponíveis na agenda de cada médico cooperado, das unidades próprias e das clínicas credenciadas.
São mais de 370 mil clientes e 1.600 médicos cadastrados, somando até agora mais de 1,7 milhão de consultas marcadas eletronicamente. A partir desta experiência bem-sucedida, o aplicativo é mais um passo da Unimed-BH rumo ao fim definitivo do papel.

“Sim, a ideia é
dispensar o guia em papel”, confirma Flam. “Desde setembro de 2014 ele não é mais impresso, ficando disponível no site e no aplicativo. Caso o cliente queira, há no site uma versão em PDF que ele pode salvar no computador.”

ESTRATÉGIA
Claro que, como na partida de um navio, não é possível içar as âncoras sem avisar aos passageiros que é hora de navegar. Por isso, a cooperativa investe em uma campanha de divulgação – por meio de comunicados no site, posts em redes sociais e em canais de interação e atendimento – para informar os clientes da mudança e como eles podem acessar as informações sobre os mais de 5,5 mil médicos cooperados.

Segundo Flam, a decisão de digitalizar completamente o Guia Médico ainda traz vantagens operacionais, uma vez que a sua atualização é mais dinâmica, “permitindo ao cliente ter acesso, sempre, ao conteúdo mais atual. Além disso é ambientalmente correta”.
Correta, explica o principal gestor da cooperativa, porque utiliza a mesma infraestrutura de tecnologia da informação do sistema de agendamento, não tendo sido necessário investir mais que os R$ 45 mil reais do desenvolvimento da ferramenta (e da aquisição de celulares e tablets para homologação, entre outras pequenas despesas operacionais, como registro na Apple, por exemplo).

Desde o lançamento, o Guia Médico Unimed-BH já foi baixado mais de 110 mil vezes nas lojas App Store e Google Play. Mais de 50 mil agendamentos de consultas via dispositivos móveis no sistema de Agendamento Online de Consultas mostram “que a ferramenta tem sido bem aceita”, comemora Flam.
Para acessar a edição Referências da Saúde na íntegra, clique aqui
       
Publicidade

Deixe uma resposta