Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Unifesp vai testar vacina contra AIDS

Publicidade

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) começa a selecionar voluntários para testar uma vacina contra o vírus HIV. O produto será testado em oito países, numa parceria entre o setor público e privado, informa a assessoria de imprensa da Unifesp. Este novo estudo – aprovado pelo Comitê de Ética da Unifesp sob o nº 0585/03 – usa uma vacina com tecnologia inovadora, baseada no emprego de um vírus chamado adenovírus que foi modificado para não ser capaz de se multiplicar, mas que traz algumas informações genéticas importantes que estimulam a pessoa vacinada a produzir defesa imunológica contra o HIV. O produto que será testado como vacina não é produzido com vírus de HIV vivo, portanto não pode produzir AIDS.
O início do estudo no Brasil só foi possível após uma rigorosa revisão da capacidade de cada um dos centros participantes por parte das autoridades éticas e científicas do governo brasileiro, e confirma a importância do País no cenário internacional na luta contra o HIV. Se obtiver sucesso, o estudo abrirá um importante caminho no desenvolvimento de uma vacina que permitirá reduzir o impacto que a AIDS vem causando em todo mundo. Estima-se que a cada dia cerca de 14 mil pessoas se infectam pelo HIV em todo o mundo, 95% das contaminações ocorrem em países em desenvolvimento.
A Unifesp preparou uma página especial na Internet para recrutar voluntários. O site traz explicações sobre o processo de desenvolvimento de vacinas e permite que os interessados em participar dos estudos contatem os pesquisadores. O endereço eletrônico é www.vacinashiv.unifesp.br .

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta