Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Unifesp promove curso de atendimento de urgências

Publicidade

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), através de sua Disciplina de Cirurgia, realizará em 29 de outubro uma aula de atendimento pré-hospitalar que terá a participação do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. A iniciativa integra o curso de atendimentos de urgência, que dura 30 dias, com o objetivo de abordar vários aspectos dos casos de trauma, como avaliação inicial das vítimas, papel dos serviços de resgate, imobilização, queimaduras, intoxicações e envenenamento. José Honório Palma, coordenador do curso, destaca a importância de haver uma ênfase maior no ensino do pré-atendimento hospitalar. “Os profissionais de saúde não estão preparados para atender os pacientes fora do hospital”, comenta ele. Palma ressalta que este é o primeiro curso do tipo desenvolvido em parceria com instituições como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.
O curso terá aulas teóricas e práticas, além de um simulado organizado pelos bombeiros. Inicialmente, serão 24 alunos da Liga do Trauma da Unifesp, que também irão para as ruas e participarão de resgates e salvamentos. Segundo o coordenador do curso, a idéia é incluí-lo no currículo da Disciplina de Técnica Cirúrgica da carreira de Medicina da Unifesp.
A preocupação com a correta prestação do atendimento de urgência independente do ambiente hospitalar aumenta em função do que mostram as estatísticas. Dados do Comitê de Trauma do Colégio Americano de Cirurgiões indicam que 50% dos traumatizados têm morte instantânea, e 30% morrem na primeira hora após o acidente causador do trauma.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta