Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Unifesp inaugura Laboratório de Qualificação de Imagens Médicas

Publicidade

A Universidade Federal de São Paulo inaugurou o Laboratório de Qualificação de Imagens Médicas (QuallM), que dará suporte aos estudos em radiologia digital e deverá promover pesquisadores da área. O laboratório recebeu investimentos de R$120 mil na fase final, financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com apoio da Fundação de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (Fidi).
O QuallM deve interpretar os sistemas de armazenamento e transmissão de imagens e está apto a testar a qualidade dos monitores dos equipamentos. ?Na primeira etapa, vamos treinar os residentes com a nova tecnologia, que está mudando de analógica para digital. Eles analisarão mamografias em diferentes monitores de alta resolução, que hoje não possuem uso específico em mamografia?, explica a coordenadora do Departamento de Diagnóstico por Imagem (DDI), Regina Bitelli.
O objetivo é verificar a acuidade dos equipamentos para identificar pequenas imagens, como as microcalcificações, e buscar novos equipamentos para o diagnóstico de câncer de mama.
O laboratório está equipado com quatro estações de trabalho, equipadas com monitores LCD e CRP aprovados pela FDA (Food and Drug Administration), uma estação digitalizadora com scanner para filme, um servidor para banco de dados e três negatoscópios.
O banco de dados possui 500 imagens disponíveis para análise, mas deve receber novas mamografias de pacientes do Hospital São Paulo e criar simulações para estudo.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta