Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Unicef pede mais estímulo ao combate da transmissão vertical do HIV

Publicidade

Uma estimativa da Unicef (United Nations Children?s Fund ? Fundo das Nações Unidas para a Infância) indica que o número de crianças infectadas por HIV a cada ano (cerca de 600 mil) poderia cair pela metade se as gestantes tivessem atendimento adequado e recebessem anti-retrovirais. Atualmente, apenas 10% têm acesso ao tratamento durante e gravidez. Junto com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Unicef pede que os países estimulem o combate à transmissão vertical, por meio de serviços preventivos. A OMS propõe como meta global o atendimento e tratamento de 80% das mulheres grávidas soropositivas até 2010.
Entre os maiores obstáculos para evitar a transmissão de mãe para filho estão os sistemas de saúde ineficientes nos países mais afetados, especialmente na África Subsaariana, e o baixo número de equipamentos e profissionais de saúde. Para aumentar os recursos nestas regiões, a Unicef recomenda que os doadores de fundos de combate à Aids assinalem o direcionamento dos recursos aos programas destinados às crianças.
Lesoto
Uma das iniciativas para reduzir os índices de contaminação na África foi tomada pelo governo de Lesoto, que planeja oferecer testes confidenciais e voluntários a toda a população, como forma de ampliar o acesso ao tratamento e prevenção da doença. No país, de cada três adultos, um é soropositivo.
Leia Mais:
Unifesp comemora resultados no tratamento da Aids
Serra apresenta índices de Aids no município de São Paulo
Secretaria de Estado da Saúde testa vacina contra Aids

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta