Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Unicamp promove workshop de geologia médica

Publicidade

A Unicamp – Universidade de Campinas (SP) – promove de 14 a 16 de outubro o workshop internacional “Geologia Médica – Metais, Saúde e Ambiente”. Serão abordados temas emergentes como a toxicologia ambiental, patologia ambiental, geoquímica, epidemiologia e conseqüências de exposições a íons de metais tóxicos no ambiente em geral, com atenção à qualidade da água, entre outros, informa a Unicamp. Oito anos depois do encerramento das atividades da mineradora Plumbum, que operou por cinco décadas no Vale do Ribeira, uma das regiões mais pobres dos Estados de São Paulo e Paraná, crianças que vivem nas imediações da empresa ainda apresentam altas concentrações de chumbo no sangue, resultado direto da presença do metal no solo da região.
A constatação, feita por um grupo de pesquisadores do Instituto de Geociências (IG) e Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Instituto Adolfo Lutz e Universidade Estadual de Londrina, é um exemplo das contribuições que estudos relacionados à Geologia Médica têm trazido para a saúde humana, animal e vegetal.
De acordo Bernardino Figueiredo, professor do IG e coordenador do evento, o workshop será uma oportunidade única para que profissionais e estudantes ligados à geologia, medicina, toxicologia, biologia, química e ecologia troquem experiências. Para os brasileiros, também será uma rara chance de conhecer trabalhos importantes que vêm sendo desenvolvidos na área da Geologia Médica em outros países.
O esforço dos cientistas, afirma Figueiredo, tem sido no sentido de compreender melhor a influência dos fatores ambientais ordinários na distribuição geográfica de enfermidades. Por ser uma missão extremamente complexa, os estudos têm caráter multidisciplinar. O objetivo final é propor soluções para minimizar, mitigar ou mesmo resolver esses problemas de saúde.
Os instrutores do curso são: José A. Centeno, Chief, Biophysical Toxicology Division, United States Armed Forces Institute of Pathology; Robert B. Finkelman, Coal Quality Coordinator, Research Scientist, United States Geological Survey; Olle Selinus, Geological Survey of Sweden; Florabel G. Mullick is the Principal Deputy Director of the Armed Forces Institute of Pathology (AFIP) and member of the U.S. Federal Senior Executive Service. O evento acontecerá no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).
A programação do workshop e outras informações adicionais podem ser obtidas no endereço eletrônico http://www.ige.unicamp.br/geomed/ ou pelo telefone (19) 3788-4653.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta