Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Unicamp inaugura Centro de Referência do Respirador Bucal

Publicidade

A Unicamp inaugura hoje no Hospital das Clínicas, em Campinas (SP), o segundo Centro de Referência do Respirador Bucal do Brasil, através de uma parceria com a Indústria Química e Farmacêutica Schering-Plough. O novo centro proporcionará a centenas de crianças e adolescentes diagnóstico e tratamento multidisciplinar da síndrome do respirador bucal, envolvendo áreas como otorrinolaringologia, pediatria, alergia, ortodontia e fonoaudiologia. O primeiro Centro Respirador Bucal foi criado há dois anos, na Unifesp/Escola Paulista de Medicina, em São Paulo, informa a assessoria de imprensa da Unicamp. Respiração bucal é uma doença que atinge cerca de 30% das crianças e provoca inúmeros problemas como deformidades na face, no céu da boca e nos dentes; alterações na fala, na deglutição e na mastigação; e ainda uma incidência maior de gripes, sinusites, otites, faringites, rinites e crises de asma. As causas mais freqüentes da respiração bucal são hipertrofia (aumento do tamanho) das amígdalas e das adenóides e rinites, problemas corrigíveis com tratamento clínico ou cirúrgico.
A inauguração do Centro do Respirador Bucal da Unicamp contará com a presença de profissionais da área de saúde, autoridades de Campinas, coordenadores médicos do projeto ? os médicos Agrício Nubiato Crespo e Eulália Sakano, além de diretores e gerentes da Schering-Plough.
O primeiro projeto Respirador Bucal foi lançado em 2001. Ao longo destes anos, foram realizados dezenas de fóruns médicos com a presença de cerca de 6 mil médicos de todo o Brasil, sempre enfocando a importância do diagnóstico e do tratamento multidisciplinar do paciente acometido pela doença.
Ainda em 2003 deverão ser inaugurados os Centros do Respirador Bucal de Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte e Goiânia, totalizando sete centros no Brasil.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta