💼 HIS17 Ministro da Saúde, Ricardo Barros, confirma presença no encerramento. Emita sua credencial gratuita

Unesp amplia vagas da residência em saúde da família

Publicidade

No próximo dia 14 de março, terá início a terceira turma do curso de Especialização em Saúde da Família (modalidade residência) realizado pela Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu. A novidade dessa nova etapa é o aumento do número de vagas e a multidisciplinariedade. Serão selecionados 40 profissionais entre médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. De acordo com a coordenadora do curso, professora Tania Ruiz, do Departamento de Saúde Pública da Medicina da Unesp, o objetivo desse programa de residência é preparar os profissionais para atuar nas unidades básicas de saúde e, assim, contribuir para a organização e melhoria da qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a Especialização, os residentes desenvolvem atividades teóricas e práticas, que são supervisionadas pelos profissionais do Sistema Municipal de Saúde de Botucatu; e por preceptores, professores e por um coordenador de área, todos pertencentes ao corpo docente da Faculdade.
No próximo curso, com a ampliação da multiprofissionalidade, a ética será um dos pontos mais importantes a ser trabalhado com os alunos, tanto no aspecto do relacionamento humano com os outros profissionais das unidades de Saúde da Família municipais, quanto em relação à comunidade, uma vez que o Programa de Saúde da Família inclui atividades como visitas da equipe multiprofissional aos lares da comunidade.
A formatura da primeira turma do curso de Especialização em Saúde da Família ocorreu no último mês de janeiro e contou com a participação de nove alunos entre médicos e enfermeiros.

       
Publicidade

Deixe uma resposta