Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Unesp amplia vagas da residência em saúde da família

Publicidade

No próximo dia 14 de março, terá início a terceira turma do curso de Especialização em Saúde da Família (modalidade residência) realizado pela Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu. A novidade dessa nova etapa é o aumento do número de vagas e a multidisciplinariedade. Serão selecionados 40 profissionais entre médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. De acordo com a coordenadora do curso, professora Tania Ruiz, do Departamento de Saúde Pública da Medicina da Unesp, o objetivo desse programa de residência é preparar os profissionais para atuar nas unidades básicas de saúde e, assim, contribuir para a organização e melhoria da qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a Especialização, os residentes desenvolvem atividades teóricas e práticas, que são supervisionadas pelos profissionais do Sistema Municipal de Saúde de Botucatu; e por preceptores, professores e por um coordenador de área, todos pertencentes ao corpo docente da Faculdade.
No próximo curso, com a ampliação da multiprofissionalidade, a ética será um dos pontos mais importantes a ser trabalhado com os alunos, tanto no aspecto do relacionamento humano com os outros profissionais das unidades de Saúde da Família municipais, quanto em relação à comunidade, uma vez que o Programa de Saúde da Família inclui atividades como visitas da equipe multiprofissional aos lares da comunidade.
A formatura da primeira turma do curso de Especialização em Saúde da Família ocorreu no último mês de janeiro e contou com a participação de nove alunos entre médicos e enfermeiros.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta