HIS17 Já emitiu sua credencial gratuita para o HIS '17? Já são +1.800 profissionais! Clique aqui

Umberto Tachinardi assume TI da Secretaria da Saúde

Publicidade

Há pouco mais de um mês como assessor de informática e informação da Secretaria do Estado da Saúde, o ex-diretor de tecnologia do Incor, Umberto Tachinardi, tem em mãos um grande desafio pela frente: modernizar a infra-estrutura tecnológica do órgão e proporcionar o melhor uso das informações pelo setor público no Estado. Nos próximos dias, Tachinardi irá apresentar ao Secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, um diagnóstico das necessidades e projetos que vislumbram uma efetiva utilização da Internet, expansação do uso do cartão único de saúde e, principalmente, qualidade e responsabilidade na coleta e uso das informações. “Cada vez mais estamos sendo cobrados em adaptar o modelo para nos tornarmos uma unidade mais ágil no trabalho com o direcionamento dos recursos. É fundamental saber com precisão o tamanho das filas, as taxas de mortalidade infantil, de aleitamento materno e com tais indicadores definir e corrigir a política de trabalho empregada”, conta Tachinardi.
O primeiro passo deverá ser a modernização do parque tecnológico, hoje composto por máquinas obsoletas, redes insuficientes e sistemas pouco satisfatórios. Após montar essa rede de comunicação efetiva entre todo o Estado, deverão começar a funcionar sistemas data warehouse (sistema de armazenamento e busca ágil de informações) e business intelligence (sistema de apresentação de indicadores a partir das informações de um banco de dados).
A Internet também é outro projeto prioritário, pois a assessoria acredita que a rede de computadores será a melhor forma de distribuir produtos e informações aos gestores de saúde pública e também para a população. “Integrando todas essas ferramentas vamos incentivar a implementação do cartão único de saúde. Queremos que o Estado de São Paulo seja um líder na adesão ao cartão”, prevê Tachinardi

       
Publicidade

Deixe uma resposta