Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Umberto Tachinardi assume TI da Secretaria da Saúde

Publicidade

Há pouco mais de um mês como assessor de informática e informação da Secretaria do Estado da Saúde, o ex-diretor de tecnologia do Incor, Umberto Tachinardi, tem em mãos um grande desafio pela frente: modernizar a infra-estrutura tecnológica do órgão e proporcionar o melhor uso das informações pelo setor público no Estado. Nos próximos dias, Tachinardi irá apresentar ao Secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, um diagnóstico das necessidades e projetos que vislumbram uma efetiva utilização da Internet, expansação do uso do cartão único de saúde e, principalmente, qualidade e responsabilidade na coleta e uso das informações. “Cada vez mais estamos sendo cobrados em adaptar o modelo para nos tornarmos uma unidade mais ágil no trabalho com o direcionamento dos recursos. É fundamental saber com precisão o tamanho das filas, as taxas de mortalidade infantil, de aleitamento materno e com tais indicadores definir e corrigir a política de trabalho empregada”, conta Tachinardi.
O primeiro passo deverá ser a modernização do parque tecnológico, hoje composto por máquinas obsoletas, redes insuficientes e sistemas pouco satisfatórios. Após montar essa rede de comunicação efetiva entre todo o Estado, deverão começar a funcionar sistemas data warehouse (sistema de armazenamento e busca ágil de informações) e business intelligence (sistema de apresentação de indicadores a partir das informações de um banco de dados).
A Internet também é outro projeto prioritário, pois a assessoria acredita que a rede de computadores será a melhor forma de distribuir produtos e informações aos gestores de saúde pública e também para a população. “Integrando todas essas ferramentas vamos incentivar a implementação do cartão único de saúde. Queremos que o Estado de São Paulo seja um líder na adesão ao cartão”, prevê Tachinardi

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta