Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

UFPE trabalha em vacina capaz de auxiliar no tratamento do HIV

Publicidade

Começa a apresentar resultados considerados promissores uma vacina terapêutica destinada a organizar o sistema imunológico para que ele possa se defender do ataque do vírus HIV, causador da AIDS, que está sendo testada em 18 pacientes em Recife (PE) há cerca de um ano. Segundo a Agência Brasil, os dez pesquisadores envolvidos no projeto, desenvolvido por meio de parceira entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade de Paris estão animados o andamento do trabalho.
De acordo com Luís Cláudio Arraes, pesquisador do Departamento de Medicina Tropical da Universidade Federal de Pernambuco, a vacina consiste na mistura de células de defesa com uma amostra do vírus HIV inativo. Ele explica que 80% dos dezoito voluntários testados tiveram redução da carga viral e que em oito pacientes a resposta foi ainda mais expressiva, já que o vírus ficou indetectável.
A segunda fase da pesquisa sobre a vacina, já aprovada pelo Conselho de Ética, será destinada à verificação da dose ideal a ser aplicada nos pacientes. Segundo o pesquisador, o fármaco não provoca efeitos colaterais.
Arraes destaca que a idéia é expandir os testes a um maior número de indivíduos por meio da formação de um consórcio com a participação de vários centros de pesquisa do país, a exemplo da Escola Paulista de Medicina e Universidade Federal do Rio de Janeiro. O estudo, que ainda não tem data precisa para ser concluído, está sendo financiado por um doador francês anônimo.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta