Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

TUMOR DE PULMÃO JÁ É SEGUNDA CAUSA DE MORTE POR CÂNCER ENTRE AS MULHERES

Publicidade

No mês que marca a passagem do Dia Mundial Sem Tabaco (31/05), as atenções voltam-se a elas, as mulheres, que passaram a ocupar mais espaço entre as vítimas fatais do câncer de pulmão – doença diretamente ligada ao tabagismo. As estatísticas mostram que entre 1990 e 2002, o câncer de pulmão saltou de quarto para segundo lugar no ranking dos tumores que mais matam pacientes do sexo feminino no Brasil, perdendo apenas para o câncer de mama.

“O que vemos hoje é o resultado das estratégias estabelecidas pela indústria do tabaco no passado, com o objetivo de seduzir o público feminino”, afirma Dr. João Nunes, coordenador do serviço e da residência em oncologia do Hospital Universitário de Brasília.

Risco Dobrado – Houve um tempo em que se acreditava que as conseqüências do tabagismo eram mais fortes nos homens. Atualmente já se sabe que a verdade é bem diferente. “Mulheres que fumam e usam pílula anticoncepcional correm até 10 vezes mais riscos de infarto do que aquelas que usam apenas o contraceptivo”, descreve o oncologista.

Anualmente, mais de um milhão de novos casos de câncer de pulmão são diagnosticados no mundo. Paralelo a isso, pesquisadores seguem em busca de tratamentos mais eficazes. Entre os avanços observados está a introdução de anticorpo monoclonal específico para tratamento do câncer de pulmão.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta