Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Tuberculose: Brasil Tenta Atingir Meta da OMS

Publicidade

* Dr. Alberto Chebabo

A tuberculose é a maior causa de morte de adultos entre as doenças infecciosas no mundo. No Brasil não é muito diferente. Estamos na 15ª posição, entre os 22 países com 80% dos casos de tuberculose no mundo, mas com progressos importantes conquistados no combate a esta doença. Segundo a OMS e o Ministério da Saúde, a cada ano 53 mil novos casos são diagnosticados, com uma taxa de 50/100.000 habitantes. Há uma redução mantida de 3,3% na notificação de novos casos no Brasil a cada ano. Além da redução de novos casos, houve também redução de mortalidade, que hoje está em 4/100.000 habitantes. Rio de Janeiro e Amazonas são os estados com maior número de casos proporcionalmente à sua população.

Dia 24 de março é o Dia Mundial da Tuberculose. Esta data foi escolhida pela OMS por corresponder à descoberta do bacilo causador da doença por Robert Koch, em 1882. A meta da OMS é reduzir em 50 % o número de casos e mortes por tuberculose até 2015, utilizando como base os números de 1990.

O tratamento da doença consiste no uso de esquema com 3 antibióticos por período de pelo menos 6 meses, no esquema básico. Estes medicamentos devem ser tomados diariamente. A criação pelo Ministério da Saúde do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, em 1996, implantou a Estratégia de Tratamento Supervisionado recomendada pela OMS.

* Dr. Alberto Chebabo é médico infectologista do Pasteur Medicina Diagnóstica/DASA e do Hospital Clementino Fraga Filho, da UFRJ.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta