Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Transplante de órgãos pode ser feito por novos centros

Publicidade

O Ministério da Saúde autorizou o credenciamento de cinco centros especializados em transplante nos estados de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e do Acre. A medida foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira (28).
Em São Paulo, o Hospital do Servidor Público Estadual foi autorizado a realizar a retirada e o transplante de pele. Já o Hospital Brigadeiro fará os mesmos procedimentos com a especialização em rins. A Fundação Hospital Estadual do Acre e o Instituto da Visão Assad Rayes, em Florianópolis (SC), foram autorizados a realizar transplante de córneas.
O Hospital São José de Palmas, no Paraná, começa a realizar busca ativa e retirada de múltiplos órgãos e tecidos. Com isso, equipes capacitadas identificarão, na unidade de saúde, potenciais doadores e buscarão autorização dos familiares para o procedimento.
De acordo com o ministério, São Paulo é o estado com o maior número de transplantes no Brasil, seguido de Minas Gerais e do Paraná. Em 2008, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 18.989 transplantes de diversas modalidades no país.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta