Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Transformação gera certificação

Publicidade

O Hospital Municipal Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha “Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva” comemorou 36 anos com novidades. O diretor geral do hospital, Carlos Alberto Ruiz, comentou as realizações de 2008 e os planos para 2009.

Saúde Business Web: Quais foram os investimentos do Hospital e Maternidade Cachoeirinha em 2008?

Carlos Ruiz: Nosso objetivo principal é se transformar em um hospital de assistência integrada da saúde da mulher. A partir disso, o HMEC inaugurou um conjunto de serviços. Entre as novidades, houve a entrega da UTI adulto, com sete leitos, que permitiu ao hospital exercer sua nova missão, ser um “Complexo Hospitalar da Mulher” com atendimento completo voltado para o universo feminino. Também criamos um núcleo de Diagnostico em Mastologia e iniciamos tratamentos de Quimioterapia, além disso, o HMEC também colocou a disposição das mulheres o serviço de medicina fetal.  Todo este conjunto de investimentos nos resultou uma significativa ampliação no atendimento.

Deixe o seu comentário sobre esta notícia

Tem mais informações sobre o tema? Então, clique

SBW: Estes investimentos geraram quais conquistas para o HMEC?

Carlos Ruiz: A conquista mais importante foi vivenciar a qualidade dos serviços oferecidos as mulheres. As pacientes do HMEC buscam realizar todos os exames necessários no mesmo “ambiente”, sem que seja necessário o deslocamento para outras unidades, e graças aos novos setores, inaugurados no hospital, conseguimos atender a esse desejo das pacientes. Por exemplo, criamos o setor de Oncologia Clínica – pélvica e mamária, ou seja, não precisamos mais encaminhá-las para um setor externo. Para se ter uma idéia, em 2007 o hospital realizou 7.500 procedimentos cirúrgicos passando para 8.600 neste ano, e de 7.800 mamografias passamos para 13 mil. E mais, além de conquistar a excelência no atendimento à mulher, também conquistamos a certificação do selo de Controle e Qualidade Hospitalar (CQH), emitido pela Associação Paulista de Medicina e CREMESP. Mesmo tendo investido em reformas, equipamentos e atendimento, o hospital também conquistou uma grande economia financeira, em 2007 nossos valores executados giraram em torno de R$ 2 milhões e conseguimos economizar cerca de R$ 1,3 milhão, em 2008 nossos valores economizados também serão satisfatórios.

SBW: Quais os planos do Hospital e Maternidade Cachoeirinha para 2009?

Carlos Ruiz: Nossos projetos pra 2009 são trazer para o hospital serviços de Radioterapia Intra-operatória, seremos o primeiro hospital público em nível mundial a obter este aparelho, consumar um laboratório de Reprodução Humana e obter a acreditação da ONA.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta