Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

TrakHealth e IBM firmam parceria para serviços

Publicidade

A TrakHealth, que atua em soluções de gestão para hospitais, clínicas e laboratórios, e a IBM Business Consulting Services, fecharam uma parceria para oferecer a solução MedTrak for e-business on demand. O serviço permite aos hospitais obterem um sistema de gestão automatizado ou HIS (Hospital Information System) baseado no pagamento conforme o uso. Segundo Jamil Mattar, diretor geral da TrakHealth no Brasil, a vantagem da solução é que os hospitais não precisam investir em infra-estrutura de tecnologia nem em licença de software, podendo redirecionar recursos para sua atividade-fim como sistemas de diagnóstico, por exemplo. ?A divisão de consultoria da IBM entra com o a infra-estrutura de hardware, com data center para hospedar a solução, implementação do sistema e melhores práticas?, destaca o executivo. Segundo Mattar, isso permite um desembolso bem menor do cliente, que vai pagar pelo uso do serviço. ?O dirigente do hospital define indicadores, em conjunto com a IBM, como número de internações ou exames, que seriam computados para determinar a demanda pelo sistema?, explica o executivo.
O modelo permite uma diluição dos custos, pois a forma de pagamento está atrelada aos indicadores de desempenho do setor hospitalar e a curva de negócio de cada cliente. Desta forma, os hospitais não precisariam fazer pesados investimentos na aquisição de licenças de software, produtos e serviços de infra-estrutura. ?Outra vantagem é contar com o sistema de financiamento oferecido pela IBM?, destaca Mattar.
A TrakHealth é hoje a única parceira IBM para os projetos de implementação de uma solução HIS no modelo on demand no País. Nesta aliança, a IBM fornece desde a consultoria até a implementação do projeto e a TrakHealth entra com o MedTrak, sistema para gestão de processos hospitalares.
Segundo estimativas da TrakHealth, as receitas da companhia provenientes da aliança devem alcançar cerca de US$ 1,4 milhão até 2005.
O MedTrak for e-business on demand é um sistema de gestão que integra o Prontuário Eletrônico e outras funcionalidades na Web, além de banco de dados orientado a objeto. A solução permite a eliminação gradual do fluxo de papéis nos processos e proporciona acesso e armazenamento das informações históricas dos pacientes. O sistema também permite aos médicos trabalharem com especialistas de forma colaborativa, em qualquer lugar do mundo, trocando opiniões. Já os gestores podem ter o controle centralizado das operações, tornando a organização mais ágil. O MedTrak também oferece funcionalidades das áreas administrativas de uma instituição, como compras, finanças, custos e controle de glosas, entre outras.
A TrackHealth continua oferecendo o MedTrack na modalidade de licença ou aluguel de forma independente. ?Os clientes podem optar pela solução que traz melhores custos?, destaca Mattar. A empresa espera implantar no próximo quadrimestre um hospital com solução em conjunto com a IBM. A empresa conta hoje com 20 clientes no País e quer fechar 2004 ampliando este número em 50%.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta