Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Trabalho de controle de infecção desenvolvido no Baía Sul Hospital Dia será apresentado em evento internacional

Publicidade

A equipe encarregada de monitorar e prevenir a infecção hospitalar no Baía Sul Hospital Dia vai apresentar um trabalho técnico como parte da programação do II Congresso Latino-americano de Resistência Microbiana e do IX Sul Encontro de Controle de Infecção. O evento acontece em Gramado, no Rio Grande do Sul, de 22 a 25 de junho.

O trabalho, intitulado Análise da Vigilância Pós-Alta por Contato Telefônico em Pacientes Cirúrgicos em um Hospital Privado do Sul do Brasil, narra a experiência de acompanhamento de pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos entre julho de 2008 e dezembro de 2010.

No período, foram realizados 11.409 procedimentos cirúrgicos no hospital. A equipe do Controle de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) entrou em contato, dias após a alta, com 9.912 pacientes, 84,88% do total. A ligação buscava detectar de forma adequada todos os casos de infecção relacionados a procedimentos cirúrgicos feitos em regime de hospital dia (com curto prazo de internação).

O propósito do monitoramento é conhecer com precisão as taxas de incidência de infecção, o que permite a correta avaliação da qualidade dos serviços prestados e a implementação de medidas corretivas e preventivas. A equipe responsável pelo trabalho tem cinco integrantes: Nadja Martins de Oliveira Chaves, Sérgio Beduschi Filho, Margaret Hasse, Ivete Ioshiko Masukawa e Silvia Cristina de Carvalho Flôres, responsável pelo serviço no BSHD.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta