Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Testes oftalmológicos pelo iPhone

Publicidade

A Valemobi, start-up especializada no desenvolvimento de aplicativos para iPhone, desenvolveu um software voltado especificamente para testes oftalmológicos, denominado EyePhone. Concebido a partir de um projeto do médico Renato Neves, um dos maiores especialistas em oftalmologia em São Paulo, o sistema ajuda a realizar exames e diagnósticos médicos utilizando como ferramenta o smartphone da Apple.

O EyePhone auxilia em procedimentos como medição da quantidade de visão e tamanho da pupila, exame da função macular (fundo do olho) e verificação de estrabismo, além do teste da divisão de cores, para detectar se o paciente apresenta daltonismo. Os exames são feitos com base em imagens gravadas no aplicativo, incluindo letras “E” e números de tamanhos variados, visualizados pelo paciente na tela do iPhone para verificar a acuidade da visão. Há também 34 tabelas de Ishihara, imagens coloridas utilizadas para o teste de cores.

Disponibilidade – O EyePhone está disponível na Apple Store ao custo de US$ 5 por download. Lançando no dia 28 de setembro, o software – um dos primeiros desenvolvidos por uma empresa brasileira a serem oferecidos na loja de aplicativos da Apple – atingiu a marca de 35 mil downloads nas duas primeiras semanas, período em que pôde ser baixado gratuitamente.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta