Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Terapia Dirigida promete atingir diretamente células cancerígenas

Publicidade

Atingir as células malignas, diminuindo o impacto dos medicamentos sobre as células sadias do organismo é o principal objetivo da Terapia Dirigida, um novo sistema de tratamento que busca atuar diretamente na célula doente, impedindo a reprodução da doença pelo corpo. O oncologista Dr. Juvenal Oliveira Antunes Filho, da Oncocamp, clínica de Campinas especializada no tratamento de câncer explica que há uma maior liberação de proteína no processo de crescimento desordenado das células malignas, pois as células do corpo usam a produção dessa substância para se multiplicar. Assim, é possível identificar os pontos de multiplicação das células e a Terapia Dirigida vai direto ao alvo.
A técnica, que já vem sendo adotada em vários países, é usada em conjunto com a quimioterapia para bloquear o sistema de multiplicação das células, e ainda ajuda a atenuar a queda de cabelo e a náusea provocadas pelo tratamento.
Uma das substâncias usadas para essa terapia é o Iressa, que procura ir diretamente até as células doentes por meio da identificação da quantidade de proteína existente, bloqueando a multiplicação das células malignas.
O médico ainda lembra que os alvos do tratamento dirigido podem atingir também as substâncias que estimulam a formação dos vasos sanguíneos que alimentam o tumor. Além disso, segundo ele, a aplicação deste tipo de terapia deve ser avaliada pelo especialista e, na maioria das vezes, realizada de maneira combinada a outros tratamentos.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta