Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Tecnologia permite diagnóstico precoce de Alzheimer

Publicidade

A revista científica Cell divulgou um artigo nesta última quinta-feira (06) sobre uma nova tecnologia capaz de diagnosticar condições como esclerose múltipla e Alzheimer, além de vários tipos de câncer por meio de uma pequena amostra de sangue.
e receba os destaques em sua caixa de e-mail.   
Os cientistas testaram a tecnologia em camundongos com um problema semelhante à esclerose múltipla. Tanto em animais quanto em humanos o exame de sangue diagnosticou as doenças com precisão.
De acordo com o responsável pelo estudo, Thomas Kodadek, por enquanto, um teste assim não representa uma esperança tão grande para pessoas com Alzheimer, pois ainda não há terapias muito eficazes. Contudo, a mesma metodologia poderá servir para criar exames de diagnóstico precoce de câncer. O pesquisador trabalha no Instituto de Pesquisa The Scripps, na Flórida, entidade privada sem fins lucrativos.
A empresa Opko Health Laboratories pretende comercializar os testes. Segundo Kodadek, o exame para Alzheimer deverá estar pronto até o fim do ano, mas não há previsão de autorização da FDA (órgão americano de vigilância sanitária).
O novo exame procura no sangue anticorpos específicos que denunciariam a ocorrência de uma determinada doença. A abordagem não é nova. Vários testes já disponíveis no mercado buscam anticorpos para diagnosticar doenças. 
 Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.
 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta