5º CONAHP debaterá “O Hospital do Futuro: O Futuro dos Hospitais”. Faça já sua inscrição → Clique aqui

Tecnologia para mapear estrelas pode ser utilizada na saúde

O satélite Gaia

Com o objetivo de mapear a Via Láctea com uma precisão jamais vista antes, a ESA implantou o sistema de dados InterSystems Caché ® nesta exploração científica, buscando capturar dados de 1 bilhão de estrelas da nossa galáxia para criar um mapa 3D do universo, podendo revelar ainda novas descobertas da área astrológica.

O satélite Gaia, que já está há 3 anos em percurso, irá realizar dez varreduras completas do céu em mais dois anos, para gravar com precisão as posições, movimentos e mudanças do brilho das estrelas.

A estimativa é descobrir centenas de milhares de novos objetos celestes e visualizar mais de 1 milhão de asteroides e cometas do sistema solar. Por conta de tantos dados a serem coletados, foi preciso usar um sistema com altíssimo desempenho, atingido com o  InterSystems Caché ®.

Com este sistema, é permitido alcançar resultados superiores aos do mercado, pois é rápido, eficiente e capaz de armazenar dezenas de milhares de objetos JAVA por segundo, exatamente o que a Missão Gaia, maior projeto de processamento de dados astronômicos, necessita.

Como funciona

O InterSystems Caché® é um sistema de gerenciamento de banco de dados avançado e com ambiente de desenvolvimento rápido de aplicações. Através dele é possível fazer melhorias no processamento e análises complexas de Big Data e no desenvolvimento de aplicações Web e móveis.

Com desempenho extremamente rápido, escalabilidade e confiabilidade com o mínimo de manutenção e requisitos de hardware, o Caché é um produto exclusivo e único no mercado, que conta com a nova geração de tecnologia de banco de dados, fornecendo vários modos de acesso a dados.

Os dados são descritos uma só vez em um único dicionário de dados integrado ao sistema, que imediatamente estão disponíveis utilizando o acesso a objetos, SQL que podem acessar simultaneamente os mesmos dados.

O Caché vem com várias linguagens de script embutidas e é compatível com as ferramentas de desenvolvimento mais populares. Pode ser aplicado em projetos de Big Data, no desenvolvimento de aplicações móveis e também na gestão de dados de risco, pois possui um armazenamento multidimensional ultra-eficiente que o torna ideal para lidar com os tipos de dados ricos e complexos usados pelas aplicações de hoje.

Trazendo toda essa tecnologia para dentro de hospitais, clínicas e laboratórios

Se é possível mapear todas as estrelas da via láctea com o Caché, a gestão de dados gerenciais e de pacientes não só é possível como muito mais fácil e segura. É a possibilidade de crescimento de forma organizada e eficiente, adequada aos aplicativos e sistemas já usados e implementando-se novas funcionalidades sempre que necessário e com possibilidade de acesso aos dados quando e onde quiser.

Clique aqui para acessar o ebook: Criando Sistemas de Saúde Sustentáveis no Século 21

 

 

 

       

Deixe uma resposta