Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Tecnologia: IBM disponibiliza software para avaliar alastramento de doenças entre países

Publicidade

Depois de três anos de pesquisas e de trabalhos conjuntos entre cientistas e especialistas da IBM, a empresa disponibilizou o software Spatiotemporal Epidemiological Modeler (STEM). Disponibilizado a partir do Eclipse Open Healthcare Framework Project (OHF), o software avalia o alastramento de doenças entre países. A solução foi doada à comunidade open-source para que, juntamente com cientistas e outros profissionais responsáveis pela saúde pública possam ser desenvolvidas respostas a epidemias como a gripe das aves, dengue e outras.
A tecnologia é desenhada para permitir a criação de respostas epidemiológicas para doenças infecciosas consoante as suas probabilidades de propagação geográfica ao longo do tempo.
O STEM é compatível com qualquer sistema operativo ou infra-estruturas e plataformas – fabricadas pela empresa – utilizadas em hospitais, laboratórios ou clínicas e permite a criação de representações gráficas de propagação de efemérides de acordo com os vectores definidos pelo investigador, tais como a população da região, localização geográfica, dados macroeconómicos, localização dos aeroportos, rotas migratórias das aves, entre outros parâmetros.
O software será uma das plataformas chave utilizadas na Global Pandemic Initiative, um projeto executado pela IBM em parceria com mais de vinte instituições de saúde de todo o mundo.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta