Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Tecnologia está transformando ideias médicas em realidade

Publicidade

As ações diárias de médicos e agentes de saúde vão além do simples tratamento de doenças. Nesse caminho, entre a ideia e a solução inovadora, está a catarinense Biokyra, empresa incubada no MIDI Tecnológico que, recentemente, fechou uma parceria com o médico Wagner Paula Ferreira, de Ribeirão Preto (SP), para o desenvolvimento de uma tecnologia minimamente invasiva de uso do laser em cirurgia de varizes.

Mercado

Wagner Paula Ferreira teve a ideia de um novo dispositivo que pudesse alertar ao médico sobre o tempo de exposição do laser no tratamento de varizes. “Procurei empresas de produtos médicos, mas não se interessaram pelo produto e a ideia continuava fervendo na minha cabeça”, conta.

A Biokyra atua no desenvolvimento de soluções nacionais, com alto valor agregado. “Atuamos conectando/integrando/aproximando o mundo médico-científico e a indústria com a missão de desenvolver soluções inovadoras para o mercado de dispositivos médicos minimamente invasivos”, conta Rogério Kohler, gerente comercial da empresa.

A parceria com médicos no desenvolvimento de soluções inovadoras levou a Biokyra a depositar três patentes na área. Wagner acredita que empresas como a Biokyra fortalecem o mercado. “A universidade não aceita muito quem é de fora. Eu, por exemplo, que trabalho no setor privado, dificilmente conseguiria dentro da universidade um projeto. Numa empresa privada como a Biokyra, todo mundo é bem aceito, porque as ideias são o motor da empresa”, observa.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta