Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

SUS: transexual terá direito a retirar útero e mamas

Publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informou nesta segunda-feira (10) que irá oferecer, a partir do final deste mês, cirurgias para remoção de útero aos homens transexuais (mulheres que se sentem homem) atendidos no Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids, na capital paulista.
e receba os destaques em sua caixa de e-mail.   
Os pacientes triados no CRT serão encaminhados para o hospital estadual Pérola Byington para avaliação e realização de histerectomia (retirada do útero).
De acordo com o comunicado, no Pérola haverá capacidade para realizar até 100 cirurgias de retirada de útero e os transexuais terão atendimento personalizado, com quartos individuais e equipe treinada para lidar com as demandas dos pacientes. Já há, no ambulatório do CRT, cinco transexuais a serem encaminhados ao Pérola para avaliação de histerectomia.
A Secretaria também deverá encaminhar os homens transexuais para cirurgia de retirada de mama. O hospital de referência, na capital, será definido nos próximos meses.
Em setembro de 2010, o Conselho Federal de Medicina nova resolução sobre a assistência a transexuais no Brasil. A partir daquela data, o CFM passou a considerar que os procedimentos de retiradas de mamas, ovários e útero no caso de homens transexuais deixam de ser experimentais e podem ser feitas em qualquer hospital publico e/ou privado que sigam as recomendações do Conselho. O tratamento de neofaloplastia (construção do pênis) ainda não foi liberado e permanece em caráter experimental.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das
 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta