Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

SUS expõe experiências no controle e prevenção de doenças

Publicidade

Começa hoje, em Salvador, Bahia, a 3ª Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). Promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, o evento tem por objetivo divulgar trabalhos exitosos desenvolvidos nos Estados e municípios após a descentralização da execução das ações de prevenção e de controle de doenças, além de estimular o intercâmbio de experiências entre os técnicos participantes, para que algumas medidas possam ser adotadas em outras localidades. Cerca de mil técnicos de todo o País participarão do evento, que se estende até o dia 21 de novembro, informa a Agência Saúde.
Neste ano foram inscritos 252 trabalhos, dos quais 39 foram selecionados. Destes, 15 serão apresentados oralmente e participarão da mostra competitiva. Vinte e quatro experiências estarão à mostra em forma de pôsteres. Os temas apresentados abrangem a vigilância, prevenção e controle das doenças transmitidas por vetores, vigilância ambiental em saúde e sistemas de informação e análises de situação de saúde. Serão apresentados também temas como vigilância, prevenção e controle de tuberculose, hanseníase e de doenças preveníveis por vacina.
A programação inclui ainda a conferência “100 anos de prevenção e controle de doenças: onde chegamos, para onde vamos?” e a realização de oito oficinas com diversos temas, como “Novo modelo de agentes locais de vigilância em Saúde”, “Vigilância epidemiológica nos hospitais: avanços, problemas e perspectivas” e “Diagnóstico de situação sobre acidentes de trânsito em municípios”.
Acontecem ainda mesas-redondas sobre os 30 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a descentralização das ações de epidemiologia, prevenção e controle de doenças no Brasil, o programa brasileiro de Aids e a capacitação de recursos humanos nos serviços na vigilância em saúde. Será lançada durante o evento a publicação Epidemiologia e Serviços de Saúde – Revista do Sistema Único de Saúde, da SVS.
Os painéis vão abordar temas como investigação de surtos, pesquisa aplicada nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e modelos inovadores dos serviços. O evento abordará ainda a epidemiologia e serviços de saúde – desafios e perspectivas.
Como nas edições anteriores, o Ministério da Saúde homenageará profissionais que se destacaram no Brasil pelas suas contribuições para a saúde pública, em especial na epidemiologia, prevenção e controle de doenças. Neste ano, serão sete homenagens, sendo duas póstumas, ao ex-secretário de Gestão Participativa do ministério, Sérgio Arouca, e ao ex-secretário de Políticas de Saúde, João Yunes.
A Expoepi marca o início das comemorações dos 100 de prevenção e controle de doenças no Brasil.
A primeira edição da Expoepi foi realizada em Brasília, em 2001, e contou com cerca de 300 profissionais. No ano passado, o evento reuniu 700 pessoas em Fortaleza para discutir as ações de controle e prevenção de endemias.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta