Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Support investe em programas de educação na área de nutrição clínica

Publicidade

A Support Produtos Nutricionais – fabricante de produtos de nutrição clínica e infantil – lança dois programas para a formação e capacitação de profissionais brasileiros na área de nutrição clínica: “Pesquisador Brasileiro” e o “Residência Clínica em Nutrologia”.
O programa “Pesquisador Brasileiro” oferecerá a médicos, nutricionistas, enfermeiros e farmacêuticos um estágio em Nutrição Clínica no Hospital Universitário de Maastricht (Holanda), um dos centros educacionais mais modernos e bem equipados da Europa. A cada quatro meses – período de duração do estágio – o programa selecionará um candidato brasileiro. A primeira bolsa ocorrerá de julho/04 a outubro/04 e os interessados têm até o dia 30/04/04 para se inscrever.
É necessário que os candidatos atuem na área de nutrição clínica, sejam sócios ativos da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE), tenham inglês fluente (escrito e falado), familiaridade com pesquisa clínica, disponibilidade para afastamento de quatro meses (tempo de estágio), entre outros.
A Support Produtos Nutricionais oferecerá as passagens aéreas, bolsa mensal de 250 Euros (total de 1.000 euros) e apoio logístico. Os bolsistas recebem ainda uma bicicleta, cortesia aos alunos da Universidade de Maastricht.
A seleção será feita por uma Comissão Científica da SBNPE e para mais informações sobre as inscrições e documentações necessárias, os candidatos devem ligar para o 0800-551404 ou acessar o site www.supportnet.com.br.
Já, o programa de “Residência Clínica em Nutrologia” é resultado de uma parceria inédita entre a Support e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), que será oferecido pelo Hospital das Clínicas (HC) . O curso é o primeiro do complexo HC e o terceiro disponível no Brasil.
A primeira candidata selecionada, por meio de prova e entrevista pessoal, foi Monize Aydar Nogueira Santos. Natural de São José do Rio Preto (SP), a médica formou-se em 2000 na Faculdade de Medicina de Catanduva (SP). Fez residência em Clínica Médica no Hospital Ipiranga, em São Paulo, e já iniciou o Programa de Residência Médica em Nutrologia no HC.
A Support será responsável pela bolsa de estudos, durante os dois anos de especialização. “A Support é uma empresa ligada ao grupo holandês Royal Numico, que possui um dos maiores centros de pesquisa em nutrição clínica no mundo. Para nós é de fundamental importância, investir também na formação de novos profissionais”, afirma Hélio Osmo, gerente médico da Support Produtos Nutricionais. “Estamos 100% comprometidos com a educação na área nutricional”, complementa.
O nutrólogo é um médico especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento dos distúrbios nutricionais. O boom da nutrologia aconteceu junto com o aumento da obesidade em todo o mundo. “São poucas as pessoas pesquisando nesta área atualmente no Brasil, por isso a criação de um novo Programa de Residência em Nutrologia é tão importante para a especialização de médicos brasileiros. Esta iniciativa – a parceria da Support com o HC-FMUSP – foi fundamental para viabilizarmos o programa”, afirma o dr. Dan L. Waitzberg, um dos responsáveis pelo programa da residência em nutrologia, que é professor Associado da Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo/ Coloproctologia, departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina USP e coordenador do Laboratório de Metabologia e Nutrição em Cirurgia da FMUSP.
“Para os próximos anos, novas oportunidades serão abertas para o programa de Residência Clínica em Nutrologia. É impossível que nosso negócio exista sem investimento em educação”, finaliza Hélio Osmo.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta