Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Superintendente do Hospital Sepaco participou do CALASS 2009

Publicidade

Nos dias 10, 11 e 12 de setembro, foi realizado o XX Congresso da Associação Latina de Análise dos Sistemas de Saúde, em Luxemburgo. Neste evento, o Superintendente Hospitalar do Sepaco, Dr. Linus P. Fascina, apresentou em uma exposição oral, no dia 11, sua tese de Doutorado: Filantropia Como Estratégia em Cinco Organizações Hospitalares Privadas no Município de São Paulo.

Para Dr. Linus, que recebeu o Titulo de Doutor em Administração de Empresas, conferido pela Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, “foi com grande satisfação que aceitei o convite para a apresentação oral da Tese de Doutorado, é importante ingressar nesta rede de investigadores e profissionais da saúde, que compartilham as suas experiências de gestão de sistemas de saúde dos países latinos”, conclui.

Resumo da Tese:

O Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, além dos hospitais públicos, conta com a intervenção de prestadores privados de serviços de saúde, com ou sem fins lucrativos, e é considerado o principal comprador no país, de serviços das instituições filantrópicas.

O propósito deste estudo é analisar as mudanças estratégicas, ocorridas entre os anos de 2002 e 2008, em Hospitais Privados Filantrópicos, não usuais prestadores de serviços ao SUS, no Município de São Paulo, para a obtenção ou manutenção do Certificado de Filantropia.

Faz-se uma análise da Legislação correspondente à concessão deste Certificado, com atenção ao novo formato proposto de parceria público-privada para dar cumprimento à solicitação do Certificado de Filantropia, propondo-se projetos de apoio ao desenvolvimento institucional do SUS, estabelecendo convênio com a União, por intermédio do Ministério da Saúde, nas seguintes áreas de atuação: I – estudos de avaliação e incorporação de tecnologias; II – capacitação de recursos humanos; III – pesquisas de interesse público em saúde; IV – desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde. Concluiu-se que as mudanças estratégicas adotadas pelas organizações estudadas nas ações voltadas à Filantropia, visam basicamente parcerias público-privadas entre as Organizações e Gestores do Sistema Único de Saúde. Para os entrevistados, em todas as organizações, ter ou não ter o Certificado é secundário à suas vocações.

Sobre o SEPACO

Fundado em 1956, para atender aos profissionais e familiares do setor papeleiro, o sistema SEPACO de saúde já existe há mais de 50 anos e é referência no controle de infecção hospitalar no Brasil.

No que se refere às pesquisas e trabalhos realizados sobre infecção hospitalar no Hospital Sepaco, busca ativa, serviram de base para a criação da Política de Controle de Infecção Hospitalar adotada pelo Ministério da Saúde para todos os hospitais brasileiros.

Hoje, o SEPACO atua com duas frentes de negócios, o Hospital, voltado para atender altas complexidades e a Autogestão, operadora para a gestão da saúde dos papeleiros, funcionários e beneficiários das empresas fundadoras.

Atualmente o Hospital Sepaco possui 200 leitos, sendo 56 de UTI, um corpo clínico multidisciplinar de sólida formação profissional, serviços auxiliares de diagnóstico e terapia com equipamentos de alta precisão e resolução para realização de exames laboratoriais, radiológicos, ultrassonográficos, tomográficos, endoscópicos entre outros e atende 1300 pacientes por dia.

Além disso, conta com o Pronto Atendimento 24 horas e oito Salas Cirúrgicas equipadas para realizar cirurgias gerais, inclusive de alta complexidade como cardíacas e neurológicas. Para o caso de pequenas internações, o SEPACO oferece internações para menos de 24 horas.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta