Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

SP lança manual para maternidades públicas

Publicidade

Foi lançado na terça-feira, pela Secretaria de Estado da Saúde o kit de apoio para ações a gestantes e mulheres que acabaram de dar a luz. O material, direcionado à médicos e enfermeiros, será distribuído para as redes municipais e estaduais de saúde de todo o estado. Em São Paulo são realizadas anualmente cerca de 2,5 milhões de consultas de pré-natal em seus 645 municípios.

Com o objetivo de orientar o atendimento às mulheres grávidas e mães de recém-nascidos e reduzir o índice de mortalidade infantil nos municípios paulistanos, o material, que possui uma tiragem inicial de 10 mil exemplares, é composto por um manual técnico destinado aos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), um manual do gestor  e dois CDs com todo o material disponível em versão digital.

Um estudo realizado pela Secretaria de Estado da Saúde com base em dados da Fundação Seade apontou que 76,1% das gestantes paulistanas passam por pelo menos sete consultas pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde do Estado.

Algumas das orientações contidas nesse manual são, a realização, se possível, de dois ultrassons, exame que identifica gestantes com infecção assintomática por estreptococo B e realização de urocultura para identificar infecção urinária no caso de mulheres gestantes. Para as mães de recém-nascidos alguns exames propostos são, consultas pós-parto, exames para identificar diabetes, hepatite B e toxoplasmose.

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta