Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Software reduz tempo de emissão de laudos e otimiza atendimento ao paciente

Publicidade

Resultado final melhor e mais rápido através da eliminação do papel. É com esse objetivo que a Tecso Informática, empresa especializada na criação de sistemas de informação para diversos segmentos de mercado com atuação, principalmente, nas áreas de saúde e educação, pretende ampliar sua participação na área hospitalar, em grandes clínicas e centros de diagnóstico, com o software Multimed. A empresa mostrou durante a 34º Jornada Paulista de Radiologia, que aconteceu entre 21 e 24 deste mês, em São Paulo, como a tecnologia agiliza o atendimento e aumenta a produtividade nas instituições, integrando as informações armazenadas com imagens geradas por equipamentos de diferentes marcas. Para mostrar a rapidez do novo sistema, a Tecso montou um hospital de última geração, no qual foi simulado o atendimento a um paciente com fratura, que inclui exames de raios-X e ultra-som de abdômen, mostrando todos os processos, desde a chegada do paciente no serviço de emergência, realização de exames de diagnósticos por imagens, interpretação das imagens e laudo até o momento da alta do setor de radiologia.
Segundo Antônio Barbosa, diretor da Tecso, a tecnologia reduz pela metade o tempo de emissão de um laudo e as empresas que a adotaram otimizaram o processo de atendimento em 90%. ?Quando tiramos o fluxo de papel garantimos maior agilidade nos processos de trabalho, melhorando também a segurança das informações que são adicionadas, já que o próprio médico zela pelos dados, sem necessidade de intermediários?, explica.
Uma das vantagens do produto é o agendamento. Num processo manual uma atendente demora cerca de 15 minutos ou mais para agendar cinco exames. Com o uso do software esse processo é praticamente instantâneo. ?Além de ganhar agilidade a instituição acaba ganhando com a disponibilidade da equipe?, conta Barbosa.
Outra facilidade é a eliminação da etapa de digitação de laudos, já que o sistema possui recursos como reconhecimento de voz, frases pré-digitadas e modelos de laudos pré-formatados, restando apenas a tarefa de assinar o laudo, que pode ser entregue na hora. ?A instituição pode optar também por manter os laudos na Web, para que médicos e pacientes possam consultar?, explica. Outra vantagem é o armazenamento dos laudos e imagens em CD, eliminando o uso dos filmes. ?Existe muito gasto no modelo antigo. Enquanto cada filme custa em média R$ 7, o processo de laudo com CD não ultrapassa R$ 1,5. É uma redução brusca nos custos?, argumenta. O investimento inicial com a tecnologia é rapidamente pago, segundo Barbosa, quando se elimina gastos com papel, filmes e a própria guarda desse material.
Serviço:
Tecso Informática, tel: (21) 2224-4643

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta