Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Sociedade Paulista de Oncologia Clínica cria grupo de voluntários

Publicidade

Uma ação conjunta entre a Sociedade Paulista de Oncologia Clínica (SPOC) e a União de Apoio e Combate ao Câncer de Mama (UNACCAM), em parceria com o terceiro setor, lança o projeto Voluntários da Sociedade Paulista de Oncologia Clínica (VSPOC). Em fase de implementação, o programa desenvolverá uma série de iniciativas de educação em prevenção primária e apoio aos portadores de câncer no Estado de São Paulo. O objetivo central é levar à população todas as informações necessárias ao desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis, que resultem na diminuição da incidência dos vários tipos de câncer e de doenças crônicas. O projeto será iniciado a partir da posse da nova diretoria da SPOC, amanhã, dia 18, presidida pela Dra. Nise Hitomi Yamaguchi, ex-diretora científica da Sociedade Brasileira de Cancerologia, coordenadora da Rede Brasileira de Combate ao Câncer e presidente da I Conferência Latino-Americana de Câncer de Pulmão (LALCa 2004).
O projeto alcançará o âmbito estadual e terá oito comissões – Presidente Prudente, Limeira, Jaú, Vale do Paraíba, Botucatu, Ribeirão Preto, Barretos e Itatiba, além de São Paulo, onde está a sede da VSPOC. Cada um desses municípios terá o papel de desenvolver programas nas regiões vizinhas às comissões. Os voluntários servirão como agentes multiplicadores, formando uma cadeia estadual e atingindo um número maior de pessoas.
Na primeira etapa do projeto, além da divisão das comissões, serão feitos o cadastro de todos os grupos de voluntárias em câncer do Estado e, posteriormente, a capacitação dos grupos voluntários em parceria com as universidades locais. A meta é que, em dois anos, todos os grupos do estado sejam preparados para atuar. A capacitação é uma forma de habilitar o voluntariado para disseminar informações realmente relevantes e verdadeiras e uniformizar os conhecimentos que serão transmitidos à população. A fase seguinte será dirigida à educação da comunidade pelos voluntários.
As palestras ministradas junto à população levarão conscientização sobre saúde, trabalhando principalmente a prevenção do câncer e de doenças crônicas não transmissíveis, mas também servirão de apoio às pessoas que já sofrem com algum tipo de câncer, pois nesta fase a qualidade de vida é muito importante.
Para que seja possível colocar em prática as ações da VSPOC, o grupo conta com o apoio de diversos setores da sociedade, de organizações não-governamentais às empresas privadas.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta