Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Sobrapar realiza videoconferência com especialistas dos EUA sobre separação de siameses

Publicidade

A equipe de médicos que realizou a bem sucedida cirurgia de separação das gêmeas siamesas gualtemaltecas, em agosto de 2002, nos Estados Unidos, vai compartilhar a experiência com seus colegas brasileiros, informa a Agência Fapesp. A partir do meio-dia de hoje, cirurgiões plásticos, neurologistas, anestesistas e hematologistas participarão de uma teleconferência com os profissionais do Hospital Infantil Mattel, da Universidade da Califórnia.
A conferência será liderada por Henry Kawamoto, chefe do grupo que operou as irmãs Maria Teresa e Maria de Jesus Quiej-Alvarez. As meninas, que nasceram unidas pela cabeça, passaram cerca de vinte horas na mesa de cirurgia.
O lado brasileiro do encontro virtual estará reunido na sede da Sociedade Brasileira de Pesquisa e Assistência em Reabilitação Craniofacial (Sobrapar), em Campinas. A entidade é formada por médicos de várias especialidades e atende pessoas carentes portadoras de deformações no crânio e na face.
Além de um hospital para as intervenções cirúrgicas, a Sobrapar, com o apoio da Fapesp, montou recentemente um centro de pesquisa para incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias. Programas de atualização para profissionais que lidam com deficientes são desenvolvidos com o suporte da empresa americana Goodwill Industries, da Flórida.
A teleconferência será aberta à comunidade médica e faz parte das comemorações de vinte e cinco anos da Sobrapar. Os interessados devem entrar em contato com a instituição pelo telefone (19) 3749-9700.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta