Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

SOBRAC PROMOVE CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE FIBRILAÇÃO ATRIAL

Publicidade

Com o tema “pulsAção: sentindo o ritmo do seu coração”, a ação, que ocorre no Vão Livre do MASP, pretende conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.
No dia 4 de agosto, a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) realizará, em São Paulo, a Campanha pulsAção: sentindo o ritmo do seu coração, com o objetivo de chamar a atenção para o tema e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e da adoção de tratamento adequado para a Fibrilação Atrial.

O evento, que ocorrerá no Vão Livre do MASP, na Avenida Paulista, tem o apoio da Biosense Webster, reconhecida mundialmente como líder no segmento de diagnóstico e tratamento das arritmias cardíacas. “O objetivo dessa campanha é conscientizar a população sobre a fibrilação atrial, que é, muitas vezes, silenciosa, e pode ter sérias consequências, como o AVC e a insuficiência cardíaca”, explica Dr. Guilherme Fenelon, presidente da Sobrac.

Haverá um pequeno circuito a ser percorrido, começando com uma mini-palestra sobre a doença, momento em que o público aprenderá a checar o próprio pulso – uma forma simples de detecção da arritmia atrial. Médicos ligados à Sobrac e enfermeiros da área de cardiologia serão os responsáveis pelas palestras.

O público também assistirá a uma apresentação lúdica, na qual um percussionista vai ilustrar, com o uso de um instrumento musical de percussão, a diferença entre um ritmo cardíaco normal e o ritmo de um coração com fibrilação atrial, enfatizando a importância de identificar e sentir como andam as batidas do coração.

Em seguida, os visitantes poderão conferir imagens em computadores, que mostrarão como é o funcionamento de um coração normal e o de um coração que sofra de fibrilação atrial. Na etapa final, folders explicativos da campanha e da doença serão distribuídos para quem percorrer todo o circuito.

A campanha também contará com o hotsite
www.ritmodocoracao.com.br, com informações gerais sobre Fibrilação Atrial, formas de diagnóstico e tratamentos disponíveis no Brasil.

Sobre a fibrilação atrial no Brasil
A fibrilação atrial, caracterizada pelo ritmo de batimento rápido e irregular dos átrios (câmaras superiores do coração), é o tipo de arritmia cardíaca sustentada mais comum nas consultas clínicas. A doença já afeta 2,5% da população mundial , o que equivale a cerca de 175 milhões de pessoas. Estima-se que até 10% das pessoas acima de 75 anos possuam a doença. Com o envelhecimento da população, espera-se um crescimento expressivo da fibrilação atrial no Brasil .

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia mostram que cerca de um em cada 10 mil jovens normais tem fibrilação atrial . Nesses indivíduos, a doença é geralmente intermitente, mas pode se tornar crônica em 25% dos casos. Esta condição pode ser provocada por estresse, álcool e fumo .

Serviço
pulsAção: sentindo o ritmo do seu coração
Data: 4 de agosto
Horário: das 7 às 15 horas
Local: Vão Livre do MASP – Av. Paulista, 1578 – sentido Centro/Bairro
Mais informações: (11) 5543-1824 ou pelo hotsite
www.ritmodocoração.com.br

Sobre a Sobrac
Criada oficialmente em 1984, a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), antigo Departamento de Arritmias e Eletrofisiologia Clínica (DAEC), é uma entidade médica sem fins lucrativos, afiliada à Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Os objetivos da SOBRAC são normatizar as atividades relacionadas às arritmias cardíacas no Brasil, promover o desenvolvimento científico e a valorização profissional da especialidade, além de orientar a população leiga a respeito dos problemas mais comuns ligados à arritmia cardíaca, por meio de campanhas educativas.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

The Jeffrey Group (agência externa)
Déborah Frattini / Fabiana Fontainha
(11) 2165-1655 | 2165-1650 | (11) 9457-6866
dfrattini@jeffreygroup.com
ffontainha@jeffreygroup.com

Baruco Comunicação Estratégica (agência externa)
Erika Baruco
(11) 3539-9901 | (11) 3539-9902| (11) 9900.7448
dfrattini@jeffreygroup.com

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta