✉️ NEWSLETTER Assine gratuitamente e atualize-se semanalmente Assinar

Sistema computadorizado auxilia diagnóstico de câncer de mama

Publicidade

Pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP desenvolveram um sistema computadorizado de auxílio ao diagnóstico precoce do câncer de mama. O Computer Aided Diagnosis (CAD) classifica com exatidão exames de tomografia e define o risco de tumores malignos com 89% de precisão. Até o segundo semestre, o sistema vai operar, em fase de testes, no Hospital das Clínicas de Botucatu. O CAD fornecerá uma segunda opinião aos médicos no diagnóstico e reduzirá o número de pacientes enviadas para biópsia.
O sistema classifica microcalcificações e nódulos. As calcificações são classificadas em suspeitas e não suspeitas e os nódulos, caso identificados, são classificados segundo a padronização BI-RADS (sigla em inglês para Breast Imaging Reporting and Data System). O programa conta com quatro classes mas será adaptado para cumprir a determinação do Colégio Americano de Radiologia, com seis classes.
Em um ano e meio, o esquema CAD deve ser oferecido pela internet para que os médicos possam fazer consultas e utilizá-lo no ensino a distância.

       
Publicidade

Deixe uma resposta