Semana da Saúde 2017 Semana da Saúde: discuta os principais assuntos de Tecnologia da Informação em 10 Webinars. Reserve seu lugar! Clique aqui

SIGA Saúde

Publicidade

Parceira da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo no SIGA Saúde (Sistema Integrado de Gestão de Assistência à Saúde de São Paulo), a Fundação Ezute conceituou, desenvolveu e implantou este sistema, considerado o maior na gestão de saúde pública municipal do país.

Em operação na capital paulista desde 2004, o SIGA Saúde integra todos os processos de assistência, promoção e regulação da saúde em mais de 980 estabelecimentos da rede municipal. É uma plataforma integrada de apoio à gestão do SUS, que organiza e controla o fluxo de pacientes, regula o acesso aos serviços de saúde (tais como marcação de consultas de especialidades e agendamento de exames) e registra o atendimento em todos os níveis de atenção. O sistema gerencia o Cartão Nacional de Saúde – Cartão SUS, o Prontuário Eletrônico do Paciente – PEP e os laudos de solicitação de procedimentos de alta complexidade – APAC. Os processos de gestão incluem, também, emissão de relatórios, auditorias, processamento e faturamento.

Hoje são em torno de 22 milhões de usuários cadastrados, com média mensal de 1,3 milhão de agendamentos e 2,75 milhões de registros de atendimentos. O sistema atende, ainda, mais de 900 mil gestantes acompanhadas pelo programa “Mãe Paulistana”.

O SIGA Saúde é integrado aos sistemas do Ministério da Saúde/DATASUS de acordo com os mais avançados padrões internacionais de interoperabilidade, tais como o HL7 e o PIX/PDQ, utilizados não apenas na gestão pública de saúde, como também em estabelecimentos privados. A Fundação Ezute busca ser pioneira, no país, em protocolos de interoperabilidade que propiciem a automação de processos, aumentando produtividade e reduzindo custos.

Alguns benefícios da gestão integrada das informações do atendimento da saúde são, por exemplo, a aceleração e o aumento de repasse de recursos financeiros do Ministério da Saúde para os Municípios.

Devido à sua importância e eficiência, a Portaria Nº 372/2014-SMS.G, de 13 de fevereiro de 2014, determinou que, nas unidades REDE HORA CERTA, UBS Integral e UPAs, sob gestão direta ou de qualquer parceiro, o sistema de informação a ser utilizado pelos profissionais de saúde no momento de atendimento ao cidadão seja o SIGA Saúde.

Por ser uma organização parceira das instituições públicas e que busca melhorar a qualidade de vida da população, a Fundação Ezute concebeu o SIGA Saúde como um sistema aberto, de propriedade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, cujo código-fonte pode ser disponibilizado gratuitamente para outros municípios por meio de convênio. Para isso, a Prefeitura de São Paulo e o Ministério da Saúde assinaram, em abril de 2011, acordo de cooperação tecnológica pelo qual o sistema foi cedido ao Ministério.

A Fundação Ezute também tem buscado atuar no apoio ao estabelecimento de novas formas de governança regional de saúde, com destaque para os consórcios intermunicipais, como maneira de viabilizar a implantação do sistema em outros municípios. Esta iniciativa, além de disseminar o SIGA Saúde, representa um enorme potencial de avanço em políticas públicas municipais.

“A Fundação Ezute se habilita a discutir e fazer recomendações sobre temas importantes e atuais no segmento de saúde, tais como a busca por melhores modelos de remuneração na saúde suplementar, a otimização dos modelos de gestão da saúde pública por meio de parcerias público-privadas e de organizações sociais de saúde, o fortalecimento de ações preventivas para redução do risco e do impacto de doenças crônicas, e a melhoria da qualidade de vida”, destaca o diretor de Unidade de Negócios da Fundação Ezute, Geraldo José Azevedo.

Para tal, a Fundação utiliza a capacidade de aplicar a visão sistêmica para oferecer soluções efetivas a problemas de alta complexidade e sua experiência, tanto na gestão de projetos complexos como na transferência e absorção de tecnologia e conhecimento.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta