Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Siemens Medical anuncia acordo tecnológico com o Hospital Mãe de Deus

Publicidade

A Siemens Medical anunciou durante a feira Hospitalar 2004 um acordo com o Hospital Mãe de Deus, de Porto Alegre (RS), para a implantação de uma solução integrada de tecnologia da informação (TI) aplicada à saúde com o sistema de gestão Soarian MedSuite. As equipes do hospital e da Siemens vão trabalhar em conjunto para a atualização do ambiente tecnológico mas aproveitamento os sistemas legados. Segundo o gerente de informação do Hospital Mãe de Deus, Dr. Luciano G. de Mello, a idéia é que a Siemens seja o provedor de toda a solução de TI do hospital, levando em conta o histórico da instituição de saúde. ?A área de TI do Mãe de Hospital já recebeu certificado de excelência com acreditação nível 3 da ONA. A idéia é contar com o apoio da Siemens para que a tecnologia suporte as futuras ampliações do hospital?, destaca Mello.
Há dois anos o hospital iniciou o processo de atualização dos sistemas. A primeira idéia foi complementar suas soluções com um sistema administrativo-financeiro de ERP. ?Mas nos demos conta que essa simples migração não atendia as metas de crescimento do hospital?, explica Mello. Para dar um salto em tecnologia e manter a excelência que a instituição de saúde já tem, a decisão foi fechar uma parceria com a Siemens. A equipe do hospital vai trabalhar em conjunto com a fabricante para integrar seu fluxo de informações e todos os sistemas legados ao Soarian MedSuite. A expectativa é que todo esse processo não leve mais de dois anos, diz Mello. O hospital deve manter a área de tecnologia ? considerada como missão crítica ? internamente. ?Teremos um site de contingência fora do hospital para maior segurança das informações?, afirma Mello.
No ano passado o Hospital Mãe de Deus investiu 2% em tecnologia e neste ano este percentual deve aumentar. A instituição de saúde é privada, conta com 220 leitos e está ampliando sua capacidade em mais 63 leitos até o final do ano, principalmente nas área de CTI e emergência. Vai inaugurar uma Unidade Pediátrica e iniciou neste ano procedimentos de transplantes de rim e fígado.
Segundo o consultor de negócios da Siemens Medical Solutions, Fábio Jurcovichi Costa, este é o primeiro contrato da companhia com o Soarian MedSuite nesse modelo no Brasil.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta