Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Siemens apresenta nova tecnologia em ressonância magnética

Publicidade

A Siemens Medical Solutions anunciou o Magnetom Avanto, um novo equipamento de Ressonância Magnética (RM) com tecnologia Tim (Total Imaging Matrix), solução que permite a obtenção de imagens do corpo inteiro em alta resolução, sem reposicionamento ou troca de bobinas, em menos de 12 minutos. Segundo a companhia o tempo dos exames para procura de metástases pode ser reduzido pela metade, melhorando o fluxo de trabalho dos hospitais e clínicas.
O Magnetom Avanto será apresentado na Jornada Paulista de Radiologia, que acontece de 21 a 24 de abril, em São Paulo. Entre as principais características do equipamento está a tecnologia Tim que integra o conceito de Matrix Coils, que permite a combinação de até 76 elementos de bobinas diferentes e a utilização de até 32 canais simultaneamente (76×32), o que proporciona melhor velocidade e qualidade de imagem. Os sistemas atuais de RM possuem até oito canais de recepção e examinam somente áreas individuais do corpo.
Até então, um exame completo para pesquisa de metástase exigia a troca de bobinas e fazia com que o paciente fosse reposicionado no mínimo cinco vezes. Com a tecnologia Tim é possível realizar um exame de corpo inteiro, da cabeça aos pés, com um único posicionamento e com as Matrix Coils em pacientes com até 2,05 m de altura. Desta forma, a análise fica mais fácil, melhorando o diagnóstico. O mesmo também se aplica para estudos vasculares e do sistema nervoso central.
Outro destaque do Magnetom Avanto é o aumento da relação sinal-ruído (SNR) em até 100% devido ao grande número de canais e elementos de bobinas, o que possibilita a utilização da técnica de aquisição paralela, iPAT, que com fatores de até 12 vezes para estudos 3D – algo vantajoso para as partes do corpo que se movimentam, como o coração, abdome e pelves. Também pela primeira vez, é possível utilizar esta técnica nas três direções de aquisição: da cabeça aos pés, da frente para trás e também da esquerda para a direita, utilizando as Matrix Coils.
O Magnetom Avanto oferece maior conforto aos pacientes: o sistema possibilita começar praticamente todos os exames primeiro pelo pé. Ou seja, a cabeça do paciente fica para fora do magneto, que possui bobinas muito mais leves com menos de 1 kg. Outro ponto importante é o ruído durante o exame. O Magnetom Avanto consegue uma redução de até 97% do ruído, mesmo utilizando os gradientes no valor máximo. Ou seja, 45mTm e 200 de SR, fazendo com que mesmo pacientes com altos níveis de claustrofobia consigam realizar exames sem sedação ou perda de qualidade.
Além do Magnetom Avanto, os modelos Symphony, Sonata e Trio também podem receber atualizações para a tecnologia Tim.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta