Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

SIBRAD 2003 reúne profissionais do segmento de assistência domiciliar

Publicidade

De 13 a 15 de outubro acontece em São Paulo a sexta edição do SIBRAD 2003 – Simpósio Brasileiro de Assistência Domiciliar. O evento, organizado pelo IEP – Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein, reunirá especialistas do mercado para debater assuntos relacionados ao setor, como modelos de assistência domiciliar, reabilitação no domicílio, problemas que envolvem a área, regulamentação, e tendências para os próximos anos. Para o primeiro dia do evento estão programados três cursos denominados pré-simpósios, que serão ministrados simultaneamente. A idéia é oferecer atualização e capacitação aos profissionais das diferentes disciplinas da área de saúde, principalmente os envolvidos com o gerenciamento e a operacionalização da assistência domiciliar.
O curso “Métodos de avaliação em assistência domiciliar” apresenta informações conceituais, de construção de indicadores de qualidade, métodos de avaliação de pacientes, processos e resultados e estudos de serviços. O programa se estenderá durante todo o dia 13, e contará com palestra da Profª. Dra. Tamara Iwanow Ciancirullo, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.
No mesmo dia, se realiza o curso “Gestão de Medicamentos”, das 8h30 às 12h30. O objetivo é aprofundar a atuação do profissional de farmácia, abordando temas como legislação, logística, interação medicamentosa, polifarmácia e fármaco-economia. Segundo Marina Pires do Rio Caldeira, coordenadora do curso e diretora administrativa da Master Nursing, o farmacêutico não frequenta a casa do paciente mas tem um papel importante no processo: é o responsável pela gerência dos medicamentos. O Prof. Dr. Murilo Freitas Dias, da Anvisa, marcará presença no curso.
Por fim, também está previsto o curso “Terminalidade e Luto”, das 13h30 às 17h30. A exposição está voltada à abordagem de ações específicas diante da morte no domicílio, com destaque para a Teoria do Apego. O assunto será tratado em palestra de um profissional da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Os outros dois dias do evento estão divididos em quatro seções, compostas por palestras seguidas de debates. Em pauta estão o panorama atual da regulamentação da assistência domiciliar no Brasil, tecnologia da informação no setor, inclusão e interação da assistência domiciliar na rede de atenção à saúde e gestão de capital humano em assistência domiciliar, entre outros temas.
Paralelamente ao simpósio ocorre a EXPOAD, mostra de serviços, produtos e equipamentos para assitência domiciliar. Haverá ainda o Espaço do Profissional, onde micro-empresas e profissionais liberais demonstram suas experiências na atividade. Já estão confirmadas cerca de 25 empresas, como Anflatec, Abbott, Air Liquide, Andreolli Livraria, Comercial Médica, Coop Serv, Dal Ben, Gino, Home Doctor, Hospitalar Assunção, Ideal Care, Interlar, Global Care, Lumiar, Medicalcoop, Novartis, Roche, Santa Catarina Oxigênio, Staff e Trade Farma.
Serviço:
Evento: 6º SIBRAD – Simpósio Brasileiro de Assistência Domiciliar
Data: de 13 a 15 de outubro
Local: Renaissance Hotel São Paulo
Informações: (17) 224-0507 ou sibrad@asconcongressos.com.br

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta