Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Serviço de saúde em áreas de fronteira é regulamentado

Publicidade

Os governos do Brasil e do Uruguai regulamentaram pela primeira vez o acesso serviços de saúde nos municípios de fronteira entre os países. O acordo aprovado nesta terça-feira (8) prevê que pacientes das duas nacionalidades sejam atendidos em unidades de saúde públicas ou privadas no Uruguai.
A ideia é otimizar os recursos utilizados nos dois países – uma instituição poderá contratar serviços de saúde prestados no país vizinho e vice-versa.
As ações e serviços mais demandados pelos estrangeiros são medicamentos, consultas médicas de atenção básica, vacinas, exames clínicos, atendimentos de emergência, exames de pré-natal e realização de partos. Além de serviços como internação hospitalar, atenção odontológica e serviços de radiologia e diagnóstico por imagem.
A regulamentação prevê ainda a livre circulação de ambulâncias para remoção ou transferência de pacientes, além da autorização para o traslado dos corpos, quando uma pessoa morrer no país diferente daquele em que vive.
Os municípios contemplados no Brasil são: Chuí, Santa Vitória do Palmar, Barra do Chuí, Jaguarão, Aceguá, Santana do Livramento, Quaraí e Barra do Quaraí. Já no Uruguai, o acordo contempla as cidades Chuy, Barra de Chuy, La Coronilla, Rio Branco, Aceguá, Rivera, Artigas e Bella Unión.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta