Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Serviço de atendimento de urgência será reforçado durante o Carnaval

Publicidade

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) está preparando uma operação especial para atender emergências durante o carnaval nas capitais do País e já montou o esquema em São Paulo, Recife, Fortaleza, Maceió, Porto Alegre e Natal, segundo informações da Agência Brasil. Em Recife, por exemplo, serão quatro postos fixos de atendimento em locais estratégicos no pólo carnavalesco da cidade. Ao todo, 11 ambulâncias, com duas UTIs móveis e nove unidades de suporte básico, serão destinados para a operação.
Com uma equipe de mais de 100 profissionais, entre médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, o Samu da cidade de São Paulo estará preparado para atuar nos cinco dias de folia. Sob a coordenação de um médico, o Samu destinará quatro ambulâncias, sendo duas UTIs e duas Unidades de Suporte Básico, que estarão no Sambódromo todos os dias a partir das 19 h. No carnaval do ano passado, foram realizados 326 atendimentos.
A operação especial de carnaval começa na sexta-feira (4/2) e termina na quarta-feira (9/2). Na sexta-feira, dia 11, e no sábado, dia 12, quando acontecem os desfiles das escolas de samba campeãs, haverá novos plantões, com as quatro ambulâncias. Por dia, 25 profissionais do Samu estarão de plantão no Sambódromo.
Segundo o Ministério da Saúde, ainda devem ser montados esquemas especais para o carnaval em Belém (PA), João Pessoa (PB), além de Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), São Luis (MA) e Aracajú (SE). Atualmente o Samu/192 funciona em 14 capitais.
Em época de carnaval, são freqüentes os registros de intoxicação alcoólica, o que representa 70% dos casos, além de escoriações e pequenos acidentes em decorrência da bebida e mal estar por falta de alimentação adequada, segundo o Ministério da Saúde.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta