Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Senac doa carretas equipadas para ensino profissional em saúde a países africanos

Publicidade

O Senac Nacional está auxiliando países africanos com sua tecnologia em educação profissional. Angola e Moçambique foram beneficiados com doações de carretas-escola do programa SenacMóvel. Angola recebeu uma unidade móvel totalmente equipada para o ensino profissional de Saúde. Já Moçambique ganhou uma estação de aprendizagem montada para aulas na área de Turismo & Hospitalidade. A carreta doada a Angola é um modelo REB/RANDON SR-FG, ano 2000. Com 13 toneladas e 14 metros de comprimento, o ?presente? embarcou para Luanda em 12 de novembro de 2003, pelo Porto de Santos. O interior da carreta simula o ambiente de um hospital, com cama articulável, oxigênio, suporte de soro, cadeira de rodas e carro para curativo. Um boneco anatômico permite que os alunos pratiquem as explicações dadas pelos professores. O espaço é confortável: a unidade dispõe de ar-condicionado, computador, videocassete, antena parabólica e TV.
Na unidade móvel preparada para a área de Saúde, podem ser ministrados cursos como Técnico em Enfermagem; Enfermagem Pediátrica; Auxiliar de Enfermagem; Enfermagem em Centro Cirúrgico; Instrumentação Cirúrgica; Agentes Comunitários de Saúde; Assepsia e Esterilização; Assistência Domiciliar ao Idoso; Auxiliar de Creche; e Primeiros Socorros.
Com 36 m2 de área útil (14m de comprimento por 2,6m de largura), as carretas-escola estão equipadas para aulas teóricas e práticas. Seu interior reproduz o ambiente real de trabalho de cada área. Além dos mini-hospitais, são salões de beleza, centros de processamento de dados, restaurantes e recepções de hotel montados sobre chassis.
O termo de doação da carreta-escola para Angola foi assinado entre o presidente do Senac, Antonio Oliveira Santos, e o ministro conselheiro de Angola, Luiz Felipe Galliano. No caso de Moçambique, a doação surgiu após um pedido do ministro do Trabalho daquele país, Mário Savene, ao ministro do Trabalho brasileiro, Jacques Wagner. Em agosto de 2003, o Senac enviou a Moçambique a carreta-escola equipada para o ensino em Turismo e Hospitalidade.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta