Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Seminário discute reforma do sistema hospitalar brasileiro

Publicidade

Com objetivo de discutir o sistema hospitalar brasileiro, o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), realizam de 30 de novembro a 2 de dezembro, em São Paulo, o seminário internacional Reforma do Sistema Hospitalar Brasileiro. Durante três dias, estudiosos e autoridades do setor hospitalar do Brasil, Cuba, Espanha e França vão apresentar e discutir questões referentes a modelos de gestão, financiamento, organização, planejamento e gestão da rede. O Ministério da Saúde estima que cerca de 1,5 mil pessoas participem do seminário.
Técnicos do ministério apresentarão as ações que têm sido desenvolvidas pela pasta, tendo em vista a reforma da atenção hospitalar brasileira. Exemplos dessas ações são o Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino e as Políticas para Hospitais de Pequeno Porte, Urgência e Emergência (Qualisus/Emergência e Samu/92) e Reforma Psiquiátrica. Essas políticas trabalham a melhoria da gestão, a integralidade do cuidado e a forma de alocação de recursos. Para implantar essas ações, o Ministério da Saúde investirá cerca de R$ 1,1 bilhão.
Atualmente, 6.223 hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) constam do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde. Além da grande diversidade das instituições, a atenção hospitalar vem passando por mudanças no Brasil e no mundo.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o novo papel dos hospitais exige que essas instituições sejam ambientes para manejo de eventos agudos (casos de acidente vascular cerebral, parada cardíaca), utilizados nas situações em que existam possibilidades terapêuticas e ainda ter projeto arquitetônico compatível com suas funções e amigável a usuários. Também devem apresentar recursos tecnológicos adequados, como ter unidades de tratamento intensivo e semi-intensivo, de internação, centro cirúrgico, unidade de emergência entre outros.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta