Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Seminário discute integralidade em saúde

Publicidade

O Laboratório de Pesquisas de Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS), do Instituto de Medicina Social da UERJ, realiza o IV Seminário Nacional do Projeto Integralidade: Saberes e Práticas nas Instituições de Saúde. O evento será realizado nos dias 1, 2 e 3 de setembro, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Durante o seminário serão discutidos o direito à saúde; saberes e instituições na produção de conhecimento; tecnologias de gestão; informação e comunicação; e formação em saúde. Foram convidados especialistas de diferentes centros de referência em pesquisa científica do país, assim como representantes governamentais e da sociedade civil.
O LAPPIS é um programa de estudos que reúne um colegiado de pesquisadores que auxiliam na identificação e construção de práticas de atenção integral à saúde. A proposta do grupo é repensar a noção de Integralidade a partir da análise, divulgação e apoio a experiências inovadoras. O trabalho é multidisciplinar e tem como ponto de partida o conhecimento que é construído na prática dos sujeitos nas instituições de saúde e na sua relação com a sociedade civil.
O projeto ?Integralidade: Saberes e Práticas no Cotidiano das Instituições de Saúde? investiga as experiências inovadoras que vêm emergindo do processo de consolidação do SUS. Desde 2000, a atenção do LAPPIS está voltada para a compreensão de sentidos e significados atribuídos ao princípio da Integralidade e para a elaboração de ferramentas de análise de programas e serviços centrados nessa diretriz, particularmente no que diz respeito às tecnologias de gestão e cuidado com a participação da sociedade civil, às práticas de saúde coletiva e à formação profissional em saúde, assim como ao estudo da construção dos saberes produzidos.
Em 2003 foi realizado o III Seminário Nacional do Projeto Integralidade, que teve a participação de 528 profissionais, gestores, pesquisadores, docentes, representantes da sociedade civil organizada, estudantes de graduação e pós-graduação.
Desde sua concepção, o LAPPIS integra o grupo de pesquisa Racionalidades Médicas, do CNPq, do Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Trabalha em parceria com outras unidades acadêmicas da UERJ, com o Instituto da Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense (UFF), com o Grupo Temático de Educação em Saúde do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e com o Ministério da Saúde (MS). O LAPPIS conta ainda com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
O IV Seminário Nacional do Projeto Integralidade: Saberes e Práticas nas Instituições de Saúde tem a coordenação de Roseni Pinheiro e Ruben Araújo Mattos. O evento será realizado nos dias 1, 2 e 3 de setembro, das 9h às 18h, na UERJ. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site www.lappis.org.br.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta