Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Seminário discute gerenciamento de resíduos de serviços de saúde

Publicidade

O Núcleo de Avaliação e Controle Ambiental da Comissão de Epidemiologia Hospitalar do Hospital São Paulo realiza no dia 5 de março o seminário gratuito ?Meio Ambiente e Saúde?. Com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Unifesp, o evento tem como objetivo levantar aspectos relevantes sobre os riscos relacionados ao gerenciamento inadequado dos resíduos de serviços de saúde, bem como analisar e esclarecer os principais pontos das legislações em vigor no País. Dirigido a estabelecimentos prestadores de serviços de saúde, órgãos governamentais, empresas de limpeza pública e instituições de ensino, o seminário contará com palestras e debates sobre o panorama geral dos resíduos de serviços de saúde, conflitos e tendências da legislação vigente, políticas estaduais, riscos e perigos à saúde pública, tecnologias para tratamento e destino final.
Entre os palestrantes estarão Eduardo Medeiros (infectologista e presidente da Comissão de Epidemiologia Hospitalar do Hospital São Paulo), Arnaldo Jardim (deputado estadual e presidente da Comissão Especial de Resíduos Sólidos da Assembléia Legislativa de São Paulo), Luis Sérgio Osório Valentin (diretor de meio ambiente do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo), entre outros especialistas do setor.
Os interessados em participar do evento, que acontece no Teatro Marcos Lindenberg (rua Botucatu, 862, 2º andar ? UNIFESP), podem se inscrever gratuitamente nos telefones (11) 5085-0247, 5085-0248 ou no site http://proex.epm.br.
Serviço:
Meio Ambiente e Saúde
8h às 8h30 – apresentação dos inscritos e entrega de crachás
8h30 às 9h – abertura solene
Palestras da manhã (a partir das 9h)
Situação dos Resíduos de Serviços de Saúde no Brasil. Panorama Geral e Atualizações
Palestrante: Engenheira Sanitarista Maeli Estrela Borges (Serviços de Limpeza Urbana do Município de Belo Horizonte)
Mediador: Prof. Dr. Eduardo Alexandrino Servolo Medeiros (infectologista e presidente da Comissão de Epidemiologia Hospitalar do Hospital São Paulo)
Resíduos Químicos e Radioativos
Palestrantes: Prof. Dr. Orlando Zancanaro Jr. (presidente da Comissão de Descartes Laboratoriais – FCF/USP) e Profa. Dra. Regina Biteli (Núcleo de Proteção Radiológica / UNIFESP)
Legislação Vigente, Atualizações e Demonstração Teórica da Hierarquia das Normas. Resolução x Lei x Portaria, Conflitos e Tendências
Palestrante: Dr. Roberto Carramenha (Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Urbanismo e Meio Ambiente de São Paulo)
Comentários: Arquiteto Vital Ribeiro (Divisão de Ações sobre o Meio Ambiente do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo)
Mediador: Prof. Dr. José Roberto Ferraro (diretor superintendente do HSP)
A Política Estadual de Resíduos Sólidos em São Paulo. Conceitos e Aspectos Gerais relacionados aos Resíduos de Serviços de Saúde
Palestrante: Deputado Estadual Arnaldo Jardim (presidente da Comissão Especial de Resíduos Sólidos da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo)
Mediador: Prof. Dr. José Roberto Ferraro (HSP)
Palestras da tarde (a partir das 14h)
Resíduos Infectantes, Grupo A, Aspectos Relativos ao Potencial de Risco e aos Perigos Relacionados ao Seu Mau Gerenciamento para a Saúde Pública
Palestrante: Dr. Fernando Galvanese, (médico sanitarista do Centro Hospitalar do Município de Santo André)
Comentários: Dra. Ivani Lúcia Leme (HSP)
As Tecnologias de Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Palestrante: Dr. Roberto Noda (CETESB)
Mediador: Engenheiro Maurício Bisord (MB Engenharia)
Gerenciamento dos RSS no Município de São Paulo
Palestrantes: Arquiteta Roberta Simeone (diretora da Divisão Limpurb 5 da Prefeitura Municipal de São Paulo), Enfermeira Ana Paula Coutinho (Comissão de Resíduos da UNIFESP e Comissão de Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar da Comissão de Epidemiologia Hospitalar do Hospital São Paulo)
Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde
Palestrante: Dra. Leda Longui (diretora do Hospital do Servidor Público)
Comentários: Dr. Edson Ferreira da Silva (chefe de gabinete da Superintendência da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo)
Mediadora: Dra. Ivani Lúcia Leme (HSP)
Debate de Encerramento: Adequação dos Serviços de Saúde à Legislação Vigente sobre Resíduos de Saúde. Responsabilidades sobre o Tratamento e Destino Final
Mediador: Dr. Luis Sérgio Osório Valentin (diretor de meio ambiente do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo) e representantes de órgãos públicos municipais, estaduais e federais
Participação da platéia.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta